WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

O Círculo (2017)

No filme, há boas ideias suficientes para preencher uma temporada complete de Black Mirror

Filme O Círculo

 

The Circle (no original) é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.

Há em O Círculo boas ideias suficientes para preencher uma temporada complete de Black Mirror, a cultuada série britânica que examina as consequências das novas tecnologias.

O longa retrata o dia a dia de Mae Holland (Emma Watson), uma jovem do interior passando por problemas financeiros e que precisa de dinheiro para cuidar da saúde do pai com Esclerose Múltipla. A chance da vida de Mae surge quando sua amiga Annie (karen Gillan) consegue uma entrevista em uma das empresas mais poderosas do planeta, cujo nome é o título do filme. A Círculo funciona com base em informações disponíveis na internet, desde e-mails pessoais até atividades diárias fora do mundo virtual, mas que de alguma forma foram registradas no imenso universo digital.

O filme é muito atual, e coloca em discussão este universo em que empresas são objeto de idolatria. Por sinal, a Circle tem muitos elementos que lembram companhias como Apple e Facebook. Neste sentido, há a clara sensação de oportunidade perdida. Num cenário em que as redes sociais estão cada vez mais abrangentes e que os registros de stories fazem parte do dia a dia real do público jovem.

Os personagens são tratados como meros acessórios para apresentação de novos conceitos sobre privacidade e a influência tecnológica em questões práticas como a transparência política e o registro de voto. "Não mentimos quando estamos sendo observados", conclui o longa, arquitetando um 1984 esclarecido.

É uma obra ambiciosa? Sem dúvida! É uma obra que consegue entregar o que se propõe? De forma alguma. Tudo é tão superficial e o suspense é tão mal desenvolvido que em alguns momentos parecemos diante de um comédia. O problema é que também não funciona como humor, afinal estamos rindo pelos motivos errados.

O Círculo: Jun/2017.

Nacionalidade: EUA, Emirados Árabes Unidos.

Gênero: Suspense, Drama, Ficção Científica.

Direção: James Ponsoldt.

Roteiro: James Ponsoldt, Dabe Eggers.

Elenco: Emma Watson, Tom Hanks, John Boyega, Karen Gillan, Ellar Coltrane, Patton Oswalt, Glenne Headly, Bill Paxton.

Por Ana Carolina dos Santos.

Fontes: Adoro Cinema, Poltrona Nerd, Omelete.

Salvar

Salvar

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!