WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai trabalhar com joias? Aprenda aqui um pouco sobre as pérolas

As pérolas são consideradas gemas orgânicas, pois são de origem animal e são produzidas por moluscos (ostras)

Vai trabalhar com joias? Aprenda aqui um pouco sobre as pérolas

 

As pérolas são consideradas gemas orgânicas, pois são de origem animal. Elas são produzidas por moluscos (ostras). Quando qualquer corpo estranho penetra no interior de uma ostra, para se proteger, ela envolve esse corpo com carbonato de cálcio e uma substância córnea chamada de conchiolina.

Os microcristais de carbonato de cálcio se depositam concentricamente em torno do corpo estranho. A conchiolina atua como cimentadora desses microcristais formando o que chamamos de nácar. É o nácar que conferirá às pérolas suas características de dureza, sua compactividade, a cor e o brilho.


"Como as pérolas naturalmente formadas são raras, hoje, no Japão, na China e nos mares do sul na Polinésia, foram desenvolvidos processos de cultivo nas fazendas marinhas de criação de ostras produtoras de pérolas (perlíferas)", explica Mirian Cristina Fernandes Sant' ana, professora do Curso CPT Capacitação de Ourives: Como Fabricar Joias Artesanais - Tradicionais e Com Gemas.

As pérolas de cultivo também são naturais, pois o que o homem faz é apenas ajudar a natureza, introduzindo na ostra um corpo estranho no tamanho e forma da pérola desejada. Em seguida, ele controla o desenvolvimento das ostras, bem como das próprias pérolas que deverão ser colhidas, em média, dois anos após a introdução do corpo estranho.

Não devemos confundir a pérola natural de cultivo com as maiorcas que são imitações industrializadas.

Principais tipos de pérolas:


- Pérola Natural Redonda: são redondas e o seu tamanho varia de 5 a 8 milímetros (mm). É a mais clássica e, por isso, as preferidas.
- Pérola Negra: é muito rara e muito valiosa. No mercado, encontramos muitas pérolas negras que foram tingidas. Por isso, temos de tomar cuidado para não haver confusão entre os dois tipos. A verdadeira é obtida a partir de ostra de lábios negros, cultivadas nos Mares do Sul e do Japão.
- Pérola South Sea (Mares do Sul): são produzidas nos mares do sul. São maiores e mais valiosas. Geralmente, têm mais que 10 mm. Sua cor varia de branco prateada a negra.
- Pérola Barroca: são pérolas de formatos irregulares e pequenas.
- Pérola Mabe: são pérolas cultivadas, em que o núcleo colocado na ostra tem formatos variados. Por isso, a pérola resultante tem formato de coração, gota, navete, oval, quadrada etc.
- Pérola Biwa: produzida no lago de água doce de Biwa no Japão. São pérolas irregulares.


Como avaliar e comprar joias com pérolas:


- Brilho: é o primeiro critério a ser observado. Quanto maior for o brilho, maior a quantidade de nácar sobre o núcleo, portanto, melhor qualidade.
- Homogeneidade da forma: verrugas, estrias e manchas diminuem o valor das pérolas.
- Cor: é o fator mais subjetivo. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pérolas que possuem a cor branca com um leve brilho róseo são as mais valorizadas. No Brasil, a preferência recai sobre as pérolas brancas com reflexos creme.
- Tamanho: quanto maior, mais valiosa é a pérola.

Dica:

Como as pérolas refletem a luz do ambiente, quando for escolher, coloque-as sobre um fundo branco onde ela vai apresentar a cor verdadeira. Em seguida, coloque sobre a sua própria pele para ver a cor que ela terá quando for usada.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 



Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?