
Na visão empirista, o conhecimento é algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Vem de fora da pessoa, entra e se instala independente da vontade dela. Em geral, essa forma de enxergar o conhecimento, muito comum entre o professorado, supõe o aprendizado como resultado de uma vivência.
“O conhecimento entra e se instala no indivíduo, o que leva a conclusão de que o sujeito tem pouco ou nenhum mérito nesse processo, sendo, portanto, passivo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Aprendizagem Significativa.
Aprendemos, sobre essa forma de encarar o conhecimento, à base do estímulo-resposta, do reflexo condicionado, o que acaba simplificando demais o entendimento do processo, diante da complexidade do comportamento humano.
Na visão apriorista, por sua vez, que é o contrário do empirismo, já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que o ser humano desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento.
Segundo essa ótica, como a base está feita em cada pessoa, o mundo exterior tem uma função menor, de abastecer o indivíduo com conteúdo de forma que o conhecimento se faça, enfim, existir. Dessa maneira, uma criança não se torna um mau aluno, mas, sim, já nasce potencialmente mau, independente do meio que o cerca e da experiência vivida.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Explique: como as crianças adquirem conhecimento?
- Afinal, o que defende a Teoria Construtivista do conhecimento?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.