
Para seu desenvolvimento, os frutos recebem nutrientes das plantas, elaborados a partir da fotossíntese e outros processos fisiológicos. A origem dos elementos básicos para que estes processos ocorram é bastante variada. "O ar e a luz solar são absorvidos em grande parte pelas folhas. Já a água e os nutrientes, em sua maioria, são absorvidos pelas raízes", afirma Margarida Maria Teixeira Cerqueira, professora do Curso a Distância CPT Ciências na Educação Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.
Em geral, as raízes, por sua vez, são órgãos subterrâneos cuja missão é fixar os vegetais ao solo e absorver água e sais minerais. As raízes são classificadas em dois tipos principais: as pivotantes, ou axiais, e as fasciculadas ou cabeleiras. Mas apresentam uma enorme variedade de características que lhes determinam funções bastante variadas: algumas têm função de suporte (como as do milho), outras de reserva de alimentos (como as raízes chamadas tuberosas, como é o caso da mandioca) e outras têm função de respiração (como as raízes das plantas dos manguezais), entre diversas outras funções. Enfim, as raízes estão intimamente relacionadas, na maioria das vezes, ao solo, em suas várias funções.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.