WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que as crianças DEVEM BRINCAR?

Brincando, a criança imita gestos e atitudes do mundo adulto, descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações, aprende e se socializa

Por que as crianças DEVEM BRINCAR?   Dicas Cursos CPT

 

Brincar é tão importante e sério para a criança como trabalhar é para o adulto. Isso explica por que encontramos tanta dedicação da criança em relação ao brincar. "Brincando, ela imita gestos e atitudes do mundo adulto, descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações, aprende e se socializa", afirma Luciana Fiel, professora doCurso a Distância CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática .

A brincadeira desenvolve aptidões físicas, mentais e emocionais das crianças. Uma infância estimulante, com brincadeiras apropriadas a cada etapa de desenvolvimento contribuem para a formação de uma personalidade íntegra e completa. Para estabelecer a qualidade de experiências que serão vividas pela criança, as brincadeiras devem ocorrer em um ambiente adequado e motivador.

Quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as novas situações. A brincadeira auxilia a criança a criar uma imagem de respeito por si mesma, e a manifestar gostos, desejos, dúvidas, mal-estar, críticas, aborrecimentos etc. Se observarmos atentamente a criança brincando, constatamos que nesse brincar está presente a construção de representações de si mesma, do outro e do mundo, ao mesmo tempo em que comportamentos e hábitos são revelados e internalizados por meio das brincadeiras. Através da brincadeira, a criança consegue expressar sua necessidade de atividade, sua curiosidade, seu desejo de criar, de ser aceita e protegida, de se unir e conviver com outros.

Brincar exige troca de pontos de vista, o que leva a criança a observar os acontecimentos sob várias perspectivas. Sozinha ela pode dizer e fazer o que quiser pelo prazer e pela contingência do momento, sem maiores preocupações. Todavia, diante de outras pessoas, percebe que deve pensar aquilo que vai dizer, que vai fazer, para que possa ser compreendida. A relação com o outro, portanto, permite que haja um avanço maior na organização do pensamento do que se cada criança estivesse só.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?