WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ourives: você sabe como é o processo de fundição dos materiais?

A fundição é uma técnica fundamental na ourivesaria, permitindo que ourives criem joias exclusivas e altamente detalhadas

Ourives: você sabe como é o processo de fundição dos materiais?

A fundição é uma técnica fundamental na ourivesaria, permitindo que ourives criem joias exclusivas e altamente detalhadas. Iniciando-se com a preparação do metal, o ourives precisa garantir que o material esteja livre de impurezas ou, em casos de necessidade de uma liga específica, combinar os metais apropriados. Uma vez preparado, o metal é derretido com o auxílio de um maçarico ou forno de fundição. Durante este estágio, é de extrema importância que a temperatura seja monitorada para garantir que o metal atinja um estado líquido, mas sem queimar ou vaporizar.


Paralelamente à preparação do metal, o ourives também deve preparar o molde no qual o metal líquido será derramado. Os moldes podem ser fabricados a partir de uma variedade de materiais, desde areia e cera até silicone e metal, dependendo se são destinados a um único uso ou múltiplos, explica a Profª Mirian Cristina Fernandes Sant'ana, do Curso CPT Capacitação de Ourives: Como Fabricar Joias Artesanais - Tradicionais e com Gemas.


Uma vez que o metal está derretido e o molde preparado, o ourives derrama cuidadosamente o metal líquido no molde, assegurando um fluxo constante para evitar a solidificação prematura. Quando o metal esfria e solidifica, a nova peça de joalheria pode ser cuidadosamente retirada do molde.


Para a fundição de lingotes, o metal é despejado em fôrmas de ferro chamadas rilheiras ou lingoteiras.

O procedimento para fundição de lingotes segue a seguinte ordem.

1) Pesagem dos metais que compõem a liga. A quantidade de material não deve ultrapassar 75% da capacidade do cadinho para evitar derramamento.

2) A lingoteira dever ser untada com cera de abelha que serve como uma espécie de desmoldante.

3) O cadinho é preparado com bórax e aquecido para receber os componentes (metais) da liga. Esse revestimento impermeabiliza e impede a contaminação do metal que será fundido.

4) Os metais são colocados no cadinho.

5) Inicia-se o processo de fundição do metal no cadinho direcionando a chama do maçarico sobre os metais. Os metais ficam avermelhados e inicia-se a fusão.


No entanto, a peça fundida normalmente necessita de um trabalho adicional de acabamento. O ourives pode precisar lixar, polir, adicionar detalhes ou ajustar o tamanho da peça para completar a joia.


Embora a fundição seja um processo complexo que requer habilidade, prática e um olho atento aos detalhes, ela oferece uma liberdade criativa única, permitindo que ourives produzam joias intrincadas e exclusivas.


Quer se destacar na área ourives? Não perca tempo!

A chave para o sucesso está na capacitação profissional! Descubra tudo que o O Curso Capacitação de Ourives: Como Fabricar Joias Artesanais - Tradicionais e com Gemas                 tem a te oferecer.

✔️ Conteúdos específicos e atualizados.

✔️ Orientações práticas e técnicas fundamentais.

✔️ Caminho certo para o sucesso profissional.

Não espere mais! Invista em você e alcance o sucesso profissional!

Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!       Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora os Cursos Como Fazer.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?