
A ferramenta do método de orçamento é de fundamental importância para a atividade rural, pois, após o planejamento estratégico, que toda empresa rural deve fazer, é necessário descrever as ideias, quantificando os gastos (custos e investimentos) e as receitas. "Este deverá ser feito com um prazo mínimo de 12 meses e, para atividades rurais, o ideal é que seja de 60 meses ou maior, dependendo do projeto", afirma Dr. Fabiano Alvim Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, em Livro+DVD e Curso Online.
Como definição, o orçamento é o levantamento prévio de receitas, despesas e investimentos, cuja finalidade é dar consistência ao planejamento estratégico da empresa rural e consequentemente ao planejamento operacional. Inicialmente, é necessário conhecer o potencial de recursos físicos, humanos, benfeitorias e máquinas da propriedade, para elaboração do orçamento (SANTOS et al., 2002).
O orçamento deverá ser feito de duas maneiras:
1) Planejado: coletar dados econômicos e zootécnicos de mercado e de pesquisas para elaboração do projeto.
2) Realizado: coletar os dados econômicos e zootécnicos reais da fazenda para saber a realidade do projeto, comparando-o com o planejado.
Essa ferramenta gerencial é importante para saber o fluxo de receita, despesas e investimentos da empresa em certo período – pelo menos anual - podendo antecipar a necessidade de algum aporte de capital, caso o fluxo de caixa fique negativo. Avalia também a capacidade de pagamento bem como outros índices econômicos como a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) do projeto.
Esse método do orçamento auxilia também a avaliação e viabilidade da introdução de uma tecnologia e seus impactos econômicos no sistema de produção, levando-se em conta o aumento ou diminuição das receitas e despesas (SOUZA et al., 1995).
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Por Silvana Teixeira.
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