
O ponto principal da escrituração técnica é a coleta dos dados para gerar a informação para ser analisada. "No caso de criação de bovinos, por exemplo, o primeiro passo é a identificação de todo o rebanho e o armazenamento das informações em banco de dados", afirma Dr. Fabiano Alvim Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, em Livro+DVD e Curso Online.
A identificação pode ser por tatuagem, brinco, a fogo frio ou quente, e chip, o que importa é a geração das informações (BORGES et al., 2005). O método de identificação (letras e, ou, números) tem de atender a quantidade de animais atual na propriedade e seu crescimento futuro. O método a ser usado tem de facilitar a identificação do animal, para que seja empregada nas fichas de controle zootécnico da propriedade.
Na agricultura, torna-se necessária a identificação com placas nas áreas de plantio, como os números dos talhões, pivôs, glebas entre outras, e sua respectiva locação na planta da propriedade. As máquinas e equipamentos também devem ser identificados para posterior análise de custos (manutenção e depreciação).
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Administração Rural.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.