As serpentes são animais frágeis, as principais doenças que podem acometê-las são:
* Pneumonia: as serpentes com pneumonia, geralmente, se mostram apáticas, anoréxicas, apresentam dificuldade para respirar (respiram pela boca), têm corrimento nasal e apresentam desequilíbrio ao nadar;
* Estomatite: geralmente, é uma complicação secundária de pneumonias ou septicemias. Pode ocorrer pela má nutrição, devido a uma deficiência de vitamina C, e quando há deficiência de aquecimento no cativeiro, isso contribui para deixar o animal vulnerável a essa infecção. Alguns sintomas são: ulceração na boca, gengivas e alvéolos dentários. É recomendado procurar um médico veterinário;
* Problema de muda: pode ocorrer do animal não conseguir realizar a troca da pele, o que chamamos de muda encruada. Quando isso acontecer, o tratador deverá borrifar água morna (nunca quente) no animal por alguns dias, outra indicação é mergulhar o animal em chá, morno, de camomila por 15 a 20 minutos, isso facilitará a remoção da pele em muda. Restos de pele entre os dedos, sobre os olhos e cauda pode ser removidos com muito cuidado pelo tratador, sempre borrifando água.
* Paramixovirose: essa doença ataca, geralmente, as jararacas, jiboias e cascavéis. Ela se manifesta de inúmeras maneiras e, para diagnosticá-la, é necessário que o tratador esteja sempre atento aos animais do seu plantel, pois, em estádios avançados, todos os animais do criatório são contaminados. Os sintomas mais comuns são respiratórios e neurológicos. A serpente pode expulsar o conteúdo caseoso e purulento pela glote, geralmente apresentam tremor e perda de equilíbrio, e, quando apresentam esses sintomas, já estão com indícios de óbito. É um caso complicado, pois não há tratamento, e os animais acometidos precisam ser sacrificados.
* A presente dica é parte integrante do curso Criação de Serpentes para Produção de Veneno, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jeovani
13 de jun. de 2017Minha jibóia esta com os sintomas de pneumonia, como posso tratar?

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jun. de 2017Olá, Jeovani.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aconselhamos que você procure um veterinário que cuide de serpentes para que ele trate-a da forma adequada.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Ivan
16 de nov. de 2014Gostaria de saber valor para o curso de criação de serpente. Doenças mais comuns

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de nov. de 2014Olá, Ivan!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações sobre o Curso CPT Criação de Serpentes para Produção de Veneno nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos