WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Características do pavão

Conheça as principais características do Pavo cristatus

O pavão,  abre seu leque de penas, quando está a procura de uma pavoa para cortejar

O pavão, abre seu leque de penas, quando está à procura de uma pavoa para cortejar

O pavão (Pavo cristatus) é dono de uma plumagem exuberante, de cores intensas, multicoloridas e em tons de branco, azul, verde, dourado ou negro. Possuindo na época do acasalamento um bailado que evidencia, ainda mais, o brilho e a cor de sua plumagem.

Adora dormir na copa das árvores, comportamento este adquirido desde os primórdios de sua existência, pois, somente assim, ele deixa de despertar a atenção dos predadores. E caso sinta algum predador por perto, emite repetidamente o seu som característico, para afugentá-lo, e avisar as outras aves da presença de intrusos.

Quando o pavão abre seu leque de penas, está à procura de uma pavoa para cortejar, e é para esse efeito que os machos usam as suas cores garridas.

A pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é mais discreta. Embora seja também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores.

O pavão é uma ave muito territorialista, portanto, sempre que sente o seu território invadido por outro macho da mesma espécie, vai lutar com ele, até que o estranho abandone o seu território. Se, eventualmente, perder uma luta, então se retira, para procurar outro território e lutar pela sua posse.

O pavão é um ser muito sociável e afeiçoa-se ao seu tratador, e, por isso, pode ser mantido solto. Todavia, se a ave for recém-introduzida no local, sugere-se que o casal permaneça fechado durante 15 dias. Após esse período, deve-se soltar o macho e colocar ração e água do lado de fora do viveiro. Após 15 dias, pode-se soltar a fêmea e, assim, o casal permanecerá onde o proprietário quiser.

Os machos, na época de acasalamento, demarcam seu território por meio de brigas onde usam as fortes asas e a espora, mas é raro ver uma disputa sangrenta.

Normalmente, os pavões podem ser criados em viveiros coletivos, misturando-se vários machos às fêmeas. Um macho pode cobrir até três fêmeas. Quantidade maior que essa não é recomendada, pois pode diminuir a porcentagem de nascimentos.

No Brasil, a época de procriação vai de setembro a janeiro, quando a fêmea põe, em média, 23 ovos, que eclodem após 28 a 30 dias.

Os pavões podem viver de 25 a 30 anos de idade. No entanto, sua idade média é de 16 anos. Eles reproduzem satisfatoriamente até os seis anos de idade.

Seu peso varia em torno de 4 kg, e a altura é de cerca de 80 cm. A carne é boa, especialmente saborosa. Porém, somente aves novas prestam para o consumo, uma vez que nas adultas a carne torna-se muito rígida. Por essa e outras razões, o pavão é criado mundialmente apenas para ornamentação.

A morfologia sexual dos pavões é muito evidente, o macho possui um exuberante leque, que utiliza para conquistar a fêmea para a reprodução. Essa diferenciação torna-se nítida, quando as aves atingem por volta dos 90 dias de vida. O leque, no pavão adulto, pode chegar a medir até dois metros e meio de diâmetro, e possui em torno de 200 penas de diferentes tamanhos.

 

Aprimore seus conhecimentos.

- Conheça o Curso CPT Criação de Pavões.

- Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Criações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gilce

24 de ago de 2020

Bom dia Tenho um pavão macho já adulto solto no galinheiro com tela. E em janeiro comprei 3 filhotes de pavão e só consegui u sobreviver um Hj tá com 8 meses não sei se e fêmea ou macho . Mas vejo ele abrir a calda e sacode o corpinho será macho? Ou a fêmea também pode fazer esta demonstração?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2020

Olá, Gilce!

Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-lo com os detalhes da criação.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

ugo luiz de oliveira

5 de nov de 2018

coloquei uma femea com um pavao e o mesmo esta batendo muito nela, será porque?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov de 2018

Olá Ugo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Pode ser  que o espaço esteja apertado para os dois. É melhor separá-los para não machucar a fêmea.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Taynara Lima Rodrigies Leite

3 de mar de 2018

O pavão é diurno ou noturno?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2018

Olá Taynara,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O pavão prefere viver em árvores. À tarde, sobe numa árvore, de galho em galho, até chegar ao topo, onde passa a noite. Desce ao amanhecer. Assim que a noite cai, pode-se ouvir os gritos do pavão. Ele é um guardião da floresta e dá o alarma logo que aparece algum predador. Não se domesticam mais pavões porque são aves de convivência difícil. São brigões e não gostam da presença de outros animais; são capazes de destruir flores e arbustos. Seus gritos noturnos, principalmente na época de acasalamento, são muito desagradáveis. O macho tem várias fêmeas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!