
O inchaço de pernas e pés costuma ser um dos problemas mais comuns entre as gestantes. De acordo com o cirurgião vascular José Luiz Cataldo, isso acontece porque as quantidades de estrogênio e progesterona produzidos pela mulher na gravidez causam a dilatação das veias. Além disso, o crescimento do útero exerce compressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores), aumentando a pressão sanguínea nas veias das pernas e influenciando o desenvolvimento das varizes.
"Mesmo quem nunca teve varizes pode desenvolver o problema. Quem já sofre pode ter o mal agravado", alerta Cataldo. Por isso, é importante que a mulher tome certos cuidados para evitar esse desconforto e, ou ajudam a diminuir os sintomas. Dentre eles, citam-se:
Beber bastante líquido;
Evitar o sal;
Reduzir o uso do salto alto;
Praticar exercícios regulares; e
Não ficar muito tempo em uma mesma posição.
Além disso, o recomendado nesta fase é o uso de meias de compressão graduada. “O uso diurno e contínuo das meias de compressão graduada causa diminuição do calibre das veias e permite que o sangue flua mais rapidamente, o que melhora a circulação venosa, diminuindo o edema e também a probabilidade de formação de coágulos”, explica o médico.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Bebel Medal/D2 Comunicação.
bebel@d2comunicacao.com.br
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.