WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bateria inteligente: conheça seu princípio de funcionamento

Equipadas com um microchip, as baterias inteligentes são capazes de se comunicarem com o carregador e com o usuário para fornecerem informações estatísticas

Bateria inteligente: conheça seu princípio de funcionamento   Dicas Cursos CPT

 

Uma bateria comum tem o problema de não ser capaz de mostrar a quantidade de energia de reserva que ela retém. Nem peso, cor, nem tamanho, fornecem qualquer indicação do estado de carga e de "saúde" da bateria, quando se retira do carregador uma bateria recém-carregada.

Um crescente número de novas baterias recarregáveis é fabricado com “inteligência”. Equipadas com um microchip, essas baterias são capazes de se comunicarem com o carregador e com o usuário para fornecerem informações estatísticas. Típicas aplicações para baterias inteligentes são notebooks e câmeras de vídeo. Cada vez mais, essas baterias também são usadas em avançados dispositivos biomédicos e aplicações de defesa.

Existem vários tipos de baterias inteligentes, cada uma oferecendo diferentes complexidades, desempenho e custo.

A mais básica bateria inteligente pode conter apenas um chip para identificar sua química e dizer ao carregador qual algoritmo de carga aplicar. Outras baterias afirmam ser inteligentes simplesmente porque elas fornecem proteção contra sobrecarga, sob-descarga e curto-circuito. O que então torna uma bateria inteligente? Definições ainda variam entre organizações e fabricantes. Uma bateria inteligente deve ser capaz de fornecer indicações do estado de carga. Recentes chips de circuito integrado foram criados no inicio da década de 90 e diversos fabricantes se adequaram e produziram chips inteligentes para baterias.

Desde essa época, numerosas arquiteturas de baterias inteligentes, com leitura do estado de carga, têm emergido. Elas se classificam em sistema de cabo único, sistema de dois cabos e Barramento de Gerenciamento do Sistema (SMBus). A maioria dos sistemas de dois cabos baseia-se no protocolo SMBus. Iremos apenas falar sobre o sistema de cabo único e sobre o SMBus.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Manutenção em Equipamento de Informática.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?