
O cabo SATA conecta somente um dispositivo SATA, seja ele HD ou um drive de CD ou DVD. No caso de se conectar mais de um dispositivo, deve-se utilizar um cabo e um slot da placa-mãe para cada dispositivo. Segundo Eder Moreira Lelis, professor do Curso a Distância CPT Manutenção Corretiva de Computadores, em Livro+DVD e Curso Online, "Ao conectar um dispositivo SATA, é necessário um conector de força. O conector de alimentação SATA substitui os antigos Molex e é utilizado em conjunto com o conector SATA. Ele é utilizado para a alimentação de Discos Rígidos e aparelhos de CD e DVD".
Os conectores de alimentação SATA possuem um dispositivo que impede a conexão equivocada. Eles possuem chanfro chamado Poka-Yoke. Mas esse chanfro é diminuto, portanto, nunca force o conector para encaixá-lo.
O conector de dados SATA é utilizado para a transferência de dados entre dispositivos de armazenamento como HD e drives de CD e DVD com o computador. Esse padrão tomou conta dos computadores atuais, por serem muito mais rápidos que os antigos IDE.
Outra grande vantagem do SATA, em relação ao IDE, é referente ao tamanho dos cabos, que eram enormes nos dispositivos IDEs, por esses apresentarem transferência de dados, de forma paralela, com 80 fios em um cabo. Como no SATA tudo é feito em série, um cabo com poucos fios é capaz de realizar a tarefa.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Manutenção em Equipamentos de Informática.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.