
Quando dado diariamente complemento mineral, ou a pedra de cálcio, em época de postura há um equilíbrio metabólico da ave e ela tende a não comer os ovos.
O agapornis faz de três a quatro posturas por ano, colocando cinco a sete ovos, por postura. Algumas vezes, acontece de os agapornis comerem os ovos. Quando tal ação for observada, a medida a ser tomada vai depender da persistência do ato. Normalmente, o que se faz é a retirada da gema e da clara do ovo com uma seringa de insulina, introduzindo-se mostarda no lugar. O ovo seguinte será o último comido. No entanto, esse não é um hábito comum dos agapornis, isso porque desde que seja dado diariamente o complemento mineral, ou a pedra de cálcio, em época de postura há um equilíbrio metabólico da ave. Se, porventura, ocorrer de comer ovos, isso poderá ocorrer por vício e não deficiência de cálcio.
* A presente dica é parte integrante do curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.