WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma ave exótica para o seu jardim? Faisão!

Por que escolher o faisão? Porque além de exótica e ornamental essa ave também pode ser criada para o consumo de carne e ovos

Uma ave exótica para o seu jardim? Faisão!

 

Você já ouviu falar do faisão coleira? Não? Pois, acredite, o faisão é incrivelmente bonito e muito exótico! Originário da Ásia, principalmente da China, Rússia, Nepal, Japão, Himalaia e Tibet, o faisão é, sim, uma espécie ornamental. Então, se você está procurando por uma ave para enfeitar ainda mais o seu jardim, o faisão é uma ótima opção.

Vamos conhecer melhor o faisão?


O faisão tem corpo robusto, suas pernas e asas são curtas, e o que chama bastante atenção é a sua plumagem colorida e vibrante. Os machos são maiores e possuem penas ainda mais coloridas e brilhantes. Isso acontece porque quando um predador se aproxima, o macho abre suas penas chamativas, distraindo o predador e permitindo que a fêmea fuja com os filhotes. É uma forma de defesa muito interessante por se tratar de uma ave, cuja forma de defesa é a fuga, você não acha?

Existem mais de 40 espécies de faisões, todas originárias da Ásia. Eles podem viver até 20 anos e se alimentam de frutas, raízes, insetos, folhas e verduras. Quando atingem a maturidade sexual, que acontece entre um e dois anos de idade, eles começam a acasalar. As fêmeas colocam de 6 a 25 ovos, que levam de 21 a 28 dias para chocar. No Brasil, os faisões se reproduzem entre setembro e janeiro, devido às condições climáticas favoráveis. 

Criação de faisões de caça e faisões para abate


As aves são selecionadas pelo fenótipo. São escolhidos as fêmeas de um lote e os machos de outro. Assim não há consanguinidade. Após a seleção, as aves vão para o viveiro na proporção de um macho para 6 fêmeas.

Os viveiros deve ter 4 metros quadrados, receber sol da manhã e serem desinfectados de tempos em tempos. Piso de areia e com boa drenagem. Paredes de tela e alvenaria, a tela nunca deve estar em contato com o chão. O teto também deve ter cobertura de tela e telhas de barro. Comedouros e bebedouros automáticos devem estar bem dispostos no espaço.

A faisoa, por ser uma ave selvagem, custa a adaptar-se no cativeiro. A postura é realizada no chão, assim deve sempre haver, ao longo do dia, a captação dos ovos.

Os ovos e pratos feitos com carne de faisão são muito valorizados, com preço mais elevado.

Que tal ter um faisão como animal de estimação? Se você se interessou por essas aves exóticas, não deixe de considerar a possibilidade de criá-las.


Gostou da matéria?
Conheça os Cursos CPT das áreas Avicultura e Aves Exóticas
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?