WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dengue - Sintomas, prevenção, tratamento, tipos de mosquito e muito mais

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, no verão, em períodos chuvosos

A Dengue é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A palavra dengue vem do espanhol e significa manha, devido ao fato de a pessoa contaminada ficar prostrada, em um estado de extrema moleza e desânimo. Esta doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A dengue ocorre principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, principalmente no verão, em períodos chuvosos. Há quatro variedades do vírus da dengue (arbovírus - arthropod-bornvirus): DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. E o mais interessante é que se uma pessoa teve dengue tipo 1, só pode ter dengue novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.Ou seja, um indivíduo só pode ter dengue quatro vezes na vida e, acada episódio, a doença se manifesta de maneira mais severa, o que debilita ainda mais a pessoa. Inclusive, as lesões nos vasos sanguíneos podem levar à dengue hemorrágica.

Primeiramente, devemos saber que uma pessoa doente não pode transmitir dengue para outra pessoa. A doença, em sua forma clássica, surge subitamente, podendo ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas, náuseas, vômitos, fraqueza, dor nas juntas e nos olhos, diarreia, coceira, entre outros sintomas. Algumas vezes, surgem manchas vermelhas na pele. A febre, que persiste acima dos 40º, dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Algumas pessoas com dengue clássica também podem apresentar hemorragia na boca, na urina ou no nariz. Geralmente, os doentes com dengue clássica não têm complicações.

Já a dengue hemorrágica ocorre em até 3% dos pacientes infectados pelo vírus da dengue, sendo mais comum após uma primeira infecção. É a forma mais severa da doença, podendo levar a pessoa à morte, devido a inúmeras complicações. Nos quatro dias iniciais, os sintomas são idênticos ao da dengue clássica, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sinais de piora, como dor abdominal forte, pulso rápido, extremidades frias e roxas, diminuição na quantidade de urina e queda na temperatura. Nesses casos, procure um pronto-socorro com urgência. E muito cuidado! Se a pessoa ingerir medicamentos à base de ácido acetil salicílico (AAS) ou anti-inflamatórios, em ambas as formas da dengue, pode agravar o estado do paciente, aumentando os riscos de hemorragia.

Acesse os links abaixo e saiba tudo sobre a Dengue:

Prevenção contra a Dengue

O mosquito da Dengue (Aedes aegypti e Aedes albopictus)

Transmissão do vírus da Dengue

Incubação do vírus da Dengue

Ciclo do mosquito da Dengue (Aedes aegypti)

Sintomas da Dengue

Sintomas - Dengue Clássica

Sintomas - Dengue hemorrágica

Diferenças entre a Dengue e a gripe comum

Surgimento de hemorragias na Dengue

Recorrência da Dengue

Tratamento da Dengue

Medicamentos que não podem ser usados em pessoas com Dengue

Medicamentos que podem ser utilizados para aliviar os sintomas da Dengue

Vacina contra a Dengue

Combate à Dengue - Como fazer uma armadilha para a fêmea do mosquito da Dengue

Dengue na gravidez

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!