- Anterior
- Próxima
O ciclo do mosquito da dengue (Aedes aegypti) é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. Estes ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até ocorram as chuvas o que propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Destas surgem os adultos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Armando Holocheski
3 de mar. de 2020Todos os pernilongos aedes aegippty são portadores da dengue ou se contaminam quando picam alguem que está com o virus ?

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mar. de 2020Olá Armando!
Não! O mosquito precisa picar uma pessoa contaminada com o vírus, então passa a transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida e transmiti-lo para as pessoas que picar após.
Lembrando que apenas a fêmea do mosquito é que pica, e ela faz isso para amadurecer seus ovos.