Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.

Informações sobre dengue hemorrágica, dengue clássica e muito mais

Dengue - Sintomas, prevenção, tratamento, tipos de mosquito e muito mais

A palavra dengue vem do espanhol e significa manha, devido ao fato de a pessoa contaminada ficar prostrada, em um estado de extrema moleza e desânimo. Esta doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A dengue ocorre principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, principalmente no verão, em períodos chuvosos. Há quatro variedades do vírus da dengue...

Prevenção da Dengue

Com algumas medidas simples você pode combater a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti: Retirar a água de vasos (colocar areia no pratinho); Manter os baldes e garrafas com a boca virada para baixo; Não acumular lixos em local aberto; Tapar os tonéis e depósitos de água;

O Mosquito da Dengue (Aedes aegypti e Aedes albopictus)

Os transmissores da dengue, Aedes aegypti e Aedes albopictus, proliferam-se em recipientes contendo água limpa, como vasos de plantas, pneus velhos, entre outros. O Aedes aegypti possui tamanho pequeno, em média, 0,5 cm de comprimento. O corpo possui cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e cabeça.

Transmissão do vírus da Dengue

No momento que está retirando o sangue, a fêmea do mosquito da dengue contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada

Incubação do vírus da Dengue

Após a ingestão de sangue infectado pelo mosquito da denque fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação, que varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias. Após esse período, o Aedes aegypti torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida.

O ciclo do mosquito da Dengue (Aedes aegypti)

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

Sintomas da Dengue

Após picada dos mosquitos, a pessoa só apresenta os sintomas da dengue a partir do 3° dia. Os mais comuns são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. Em alguns casos, a pessoa não apresenta qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes pode indicar a evolução da doença...

Sintomas - Dengue Clássica

Febre alta, acima de 40º, com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento do globo ocular, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele, semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo.

Sintomas - Dengue Hemorrágica

Dores abdominais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, perda de consciência.

Diferenças entre a dengue e a gripe comum

Diferenciar a dengue da gripe comum é bastante difícil. No entanto, na dengue, ocorre dor atrás dos olhos e as dores musculares e nas articulações costumam ser mais intensas, por isso essa doença também é conhecida como ?febre quebra ossos". Além disso, na dengue, não surgem os sintomas respiratórios, como o nariz escorrendo e tosse, estes muito comuns nos casos de gripe.

Atendimento Online
Quer Facilidade