
"A saúde coletiva refere-se à saúde de uma comunidade, buscando manter a população em excelente situação sanitária", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal. Engloba ações de prevenção, diagnóstico, educação sanitária, vigilância, inspeção, clínica e atendimento.
A promoção da saúde expressa diversas atividades práticas, como:
- Implementação de políticas públicas e ambientes saudáveis.
- Capacitação da comunidade.
- Desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas.
- Reorientação de serviços de saúde.
A partir do pós-guerra, com a urbanização e intensiva criação animal, observou-se que, apesar dos conhecimentos em saúde, muitas doenças eram difíceis de ser combatidas. Porém, com o uso de ações de vigilância, houve grande melhora nos resultados com baixo custo. Assim, a prevenção, a detecção precoce e a intervenção em fatores causais fizeram a diferença.
O médico veterinário é um importante agente nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, uma vez que atua melhorando a saúde coletiva, verificando condições locais, realizando pesquisas em saúde, monitorando vetores e animais sentinelas, coordenando equipes em saúde, atuando em laboratório, clínica e inspeção na área privada e informando os achados ao setor público.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.