
Também chamado de Meteorismo Ruminal, o timpanismo é a dificuldade ou impossibilidade de eliminação de gases resultantes da fermentação ruminal, explica Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Ovinocultura - Produção e Principais Doenças. Pode ser classificado em 2 tipos: gasoso e espumoso.
1- Gasoso
Geralmente está relacionado à ingestão excessiva de concentrado, ou seja, alimentos de alto valor energético e carboidratos de alto grau de fermentação que alteram o pH do rúmen causando acidose e consequente proliferação de bactérias. Também pode ser causado pela ingestão de alimentos que obstruem o cárdia e o esôfago, a exemplo de frutas com caroço, alimentos de difícil deglutição, que impedem a saída de gases pelo esôfago.
2- Espumoso
Causado pela ingestão de leguminosas que possuem excesso de proteínas, a exemplo de alfafa, trevo, aliadas a dietas ricas em grãos. Esse tipo de alimentação favorece a formação de mucopolissacarídeos de origem microbiana e o maior acúmulo de proteínas citoplasmáticas originárias das folhas, saponinas e pectinas. O resultado é a produção excessiva de espuma no rúmen.

Foto: Forragens de alfafa aliadas a dietas ricas em grãos podem causar timpanismo em ovinos.
Tratamento do timpanismo ruminal em povinos
- Introdução de agulha ou trocater para evacuação de gás do rúmen.
- Passagem de sonda gástrica.
- Intervenção cirúrgica: ruminotomia.
- Administração de óleos vegetais (100 a 200 mL) ou óleo mineral (100 mL).
- Administração de produtos comerciais à base de silicone (Ruminol) que reduzem a estabilidade da espuma e facilitam a eliminação da indigesta.
Atenção
o tratamento sempre dependerá da causa. Dessa forma, é muito importante conhecer o histórico do animal e saber se houve alterações na dieta, se o caso é isolado ou se outros animais foram acometidos por timpanismo.
Prevenção do timpanismo ruminal em povinos
- Animais em confinamento: deve-se fazer a adaptação gradual à dieta com alto teor de grãos.
- Cuidados na formulação/fornecimento de dietas a ovinos.
- É necessário distinguir os alimentos que contém diferentes tipos de carboidratos, pois podem promover boa eficiência na fermentação ruminal sem os problemas associados a altas quantidades de amido.
- Forma de processamento do concentrado: pode aumentar a taxa de digestão.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou do assunto? Aprenda mais na(s) matéria(s) abaixo:
- Alimentação de ovinos: conheça os principais nutrientes para o rebanho
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.