
Sr. veterinário, responda: você conhece o princípio da leucopoiese? Não? Já ouviu falar, mas não se lembra? Pois bem, vamos lá! Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do Curso CPT Patologia Clínica Veterinária, explica que Leucopoiese significa o processo pelo qual são formados os leucócitos. Esse processo é estimulado quando o organismo dos animais enfrenta adversidades que resultam em quadros clínicos de doenças, infecções ou inflamações.
A medula óssea produz o mieloblasto que sofre uma série de alterações morfológicas até se transformar em um leucócito. Acompanhe algumas dessas alterações, também chamadas de eventos morfológicos, na ilustração a seguir:

Foto: Eventos de produção e eventos morfológicos que ocorrem na medula óssea durante o processo de produção de leucócitos.
As fases de proliferação e maturação formam dois tipos de leucócitos: granulócitos e agranulócitos. A linfopoiese corresponde ao processo de formação dos linfócitos que também fazem parte do grupo de leucócitos. A linfopoiese, por sua vez, corresponde ao processo de formação dos linfócitos que também fazem parte do grupo de leucócitos.
Observe, na figura a seguir, a ilustração do processo de linfopoiese:

Foto: Linfopoiese é o processo de formação dos linfócitos.
A medula óssea e o timo produzem o linfoblasto, célula que sofrerá maturação até se tornar um linfócito e ser liberado no sangue periférico.
Gostou do assunto? Leia mais:
- Vai coletar amostras de sangue animal? Conheça as vias de acesso!
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Patologia Clínica Veterinária? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.