
As infecções causadas por Candida são chamadas de Candidíase ou Candidose. "São infecções que acometem animais domésticos, causando infecções em condutos auditivos, infecções do sistema digestório (principalmente em bezerros, suínos, cães), infecções geniturinárias, dermatites (mais comum), além de infecções disseminadas", explica Dra. Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Microbiologia Veterinária.
Isolamento e Identificação da Candida
Para o isolamento do gênero Candida, pode-se utilizar amostras clínicas, coletadas em Swab ou pelos (coletados em potes). Nos pelos, deve ser colocado o Hidróxido de Potássio e aquecê-lo, para acelerar o processo e facilitar a reação. Este é considerado um exame direto. Já com o Swab é possível fazer a citologia, que consiste em fazer um teste de coloração.
Para fazer os testes, podem ser utilizados diferentes meios. Porém, para a confirmação exata de Candida, da espécie, é preciso fazer a coloração de Gram, que irá mostrar a morfologia correta. A Candida possui seu formato globoso, bem grande.
Para diferenciar a Candida albicans (a mais importante) de outros tipos, pode-se usar o meio Ágar-Fubá (que contém milho) e o teste com soro equino, comprado ou diretamente coletado do animal.
Como já mencionado, diferentes meios podem ser utilizados, mas esses são alguns dos que apresentam maior eficiência nos resultados.
Gostou da matéria? Quer aumentar um pouco mais seus conhecimentos sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Salmonella e a Shigella. Por que essas bactérias são tão importantes?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.