
O estômago é a porção dilatada do aparelho digestório responsável pela transformação química do alimento, o qual recebe a ação de enzimas, sendo transformado em partículas diferentes, explica Marcelo Lopes de Santana, Professor do Curso CPT Anatomia Veterinária: Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos. Além dessas enzimas, o estômago produz ácido clorídrico, que é altamente corrosivo e apresenta um pH bem baixo.
Os carnívoros (cães e gatos) apresentam uma alimentação rica em nutrientes e de fácil digestão, não exigindo um estômago muito grande, uma vez que uma pequena quantidade de comida já supre o animal. Por outro lado, os onívoros (suínos) apresentam uma alimentação mista, o que reflete em seu trato digestório, que é mais desenvolvido que o dos carnívoros e menos do que o dos herbívoros.
Estes últimos (ruminantes e equinos), por sua vez, são os que apresentam a dieta mais difícil de ser absorvida, necessitando de grandes estômagos para realizar o processo digestivo. No caso dos ruminantes, o estômago vai desde o diafragma até a região pélvica, ocupando quase toda a cavidade abdominal no antímero esquerdo. Já os equinos apresentam uma diferença; grande parte da sua digestão acontece no intestino, que tem o tamanho muito superior ao dos outros animais domésticos.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou da matéria? Leia mais sobre o assunto abaixo:
- Sr. Veterinário: conheça os anexos da boca de caninos e equinos
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.