WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Palpação do sistema cardiovascular de cães e gatos. Como fazer?

Ao realizar a palpação de cães e gatos, o veterinário deve atentar-se a: cabeça (coloração das mucosas); pescoço (reflexo de tosse); e tórax (ponto de choque precordial para auscultação cardíaca)

Palpação do sistema cardiovascular de cães e gatos. Como fazer?

De acordo com Gustavo Carvalho Cobucci, Professor do Curso CPT Semiologia Veterinária, “Ao realizar a palpação do sistema cardiovascular de cães e gatos, o médico veterinário deve obedecer ao seguinte sistema: cabeça (avaliação da coloração das mucosas); pescoço (avaliação do reflexo de tosse); e tórax (determinar o ponto de choque precordial, local para auscultação cardíaca).”

Após a palpação, faz-se o exame de percussão do tórax a do animal a fim de determinar sons anormais, principalmente a presença de líquidos. A palpação da cabeça permite ao Veterinário verificar possíveis deformações na região da face onde pode haver algum tipo de comprometimento das vias aéreas.

Palpação da face durante exame físico cardiovascular


Palpação da face durante exame físico cardiovascular Artigos CPT

É preciso visualizar a coloração das mucosas, iniciando pela avaliação da mucosa oral. Quando a mucosa apresenta coloração azulada ou cianose, demonstra um sinal clínico de comprometimento na oxigenação dos tecidos de pacientes cardiopatas. Já quando ocorre a vasoconstrição periférica devido a problemas cardiovasculares, a mucosa apresenta a coloração esbranquiçada.

É importante verificar também a coloração da língua que, no caso de felinos saudáveis, deve ser rosa-pálido.

Em cães, é comum o Veterinário verificar o tempo de preenchimento capilar com a pressão do polegar sobre a gengiva do animal, observando o tempo para recuperação da cor natural ou preenchimento dos vasos capilares. O preenchimento deve acontecer, no máximo, em 2 segundos.

Tempo de preenchimento capilar na mucosa de cães


Tempo de preenchimento capilar na mucosa de cães Artigos CPT

Em seguida, faz-se a palpação do pescoço do animal para observar a existência de enfisemas subcutâneos, fazendo o reflexo de tosse na entrada da traqueia, pressionando o indicador e polegar. Se o animal estiver com tosse, ele automaticamente irá tossir após a palpação.

O teste do reflexo de tosse diferencia uma tosse provocada por alterações no sistema respiratório de tosses causadas por patologias cardiovasculares. Em seguida, faz-se a palpação bilateral do tórax do animal, ou seja, o Veterinário utiliza as duas mãos para procurar fraturas nas costelas, presença de massas e enfisemas no tecido subcutâneo. Por último, o médico deve realizar a palpação do abdômen, local em que se acumulam líquidos decorrentes de problemas cardíacos.

A palpação do abdômen deve ser feita com o animal em sua posição de conforto. Nos cães, o exame de palpação específico para verificação de problemas cardiovasculares segue as mesmas etapas apresentadas nesse item por meio de exemplo de felinos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Gostou da matéria? Leia mais sobre o assunto abaixo:


- Vai avaliar cães e gatos? Garanta uma contenção perfeita, então!

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!