
Os manejos durante a gestação, no parto e após o parto são importantes, pois garantem o sucesso da aquisição do produto da ovinocultura, sobretudo de corte, que são novos animais.
“As ovelhas gestantes devem ser separadas em lotes para que brigas sejam evitadas e, dentre as gestantes é preciso separar, ainda, aquelas cuja gestação já está em seu terço final para facilitar o monitoramento dos partos”, explica Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Ovinocultura - Produção e Principais Doenças.
Os piquetes em que deverão ser colocadas precisam ter acesso à água, sal mineral e alimento com qualidade nutricional, tanto no cocho quanto no pasto. Nesses piquetes também deverá ser feito o controle de doenças infectocontagiosas e verminoses.
Outro ponto importante do manejo é que seja realizada, próximo ao parto (30 dias antes), a tosquia naqueles animais prenhes que sejam lanados.
Os sinais de proximidade do parto são: aumento do úbere, dilatação e relaxamento da musculatura da vulva e em torno da cauda, respiração ofegante, dor e contrações abdominais visíveis. Pouco depois de o estágio de contrações começar, começa a expulsão da cria.
Outra medida de manejo na gestação muito importante para garantir um colostro de boa qualidade é a vacinação das ovelhas quando estiver faltando 45 dias para o parto. A principal vacina é contra a clostridiose.
Ovelha prenhe com úbere aumentado e vulva dilatada

Gostou do assunto? Aprenda mais na(s) matéria(s) abaixo:
- Alimentação de ovinos: conheça os principais nutrientes para o rebanho
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.