
Você é veterinário e precisa entender melhor a técnica da ruptura do mesórquio e ligamento da cauda do epidídimo? Pois bem, vamos lá. Após a incisão da túnica, exponha o testículo do equino. O passo seguinte é fazer a ruptura do mesórquio e do ligamento da cauda do epidídimo e para isso separe e segure, em uma das mãos, as estruturas que serão ligadas: o ducto deferente e o cordão espermático.
“Com o auxílio dos dedos e da outra mão, faça a ruptura do mesórquio e da ligadura da cauda do epidídimo”, explica Guilherme Costa Fausto, professor do Curso CPT Cirurgia de Grandes Animais. Em seguida à ruptura, faça a divulsão da pele do cordão, prendendo-a com uma pinça Collin para facilitar a realização das ligaduras.

Fotos: Ruptura do mesórquio e do ligamento da cauda do epidídimo e Fixação da pele do cordão com o auxílio de uma pinça
A orquiectomia em equinos exige que sejam feitas 2 ligaduras. A primeira une o cordão espermático e o ducto deferente. Ela é feita com 1 nó duplo e 2 nós simples. A segunda ligadura é feita passando-se o fio por trás do cordão, cruzando-o, e fazendo novamente, pela frente, em região proximal à primeira ligadura, realizando 1 nó duplo e 2 nós simples.
Lembre-se:
Os nós da ligadura devem ser rigorosamente firmes, deve-se apertar o nó até que o tecido fique esbranquiçado.
Observe, na imagem a seguir, as duas ligaduras:

Fotos: Primeira ligadura e Dupla ligadura feita durante orquiectomia em equinos
Entre as duas ligaduras forma-se uma “barriguinha” ou saliência no cordão. Essa saliência confere maior segurança e eficiência à orquiectomia, pois impede que o fio ceda e escorra após o procedimento. Após a dupla ligadura, podemos remover o segundo testículo com a tesoura. Em seguida, seque a ferida com uma compressa de gaze estéril e verifique se há presença de sangramento no cordão. Ao final, retire o excesso de fio da ligadura.
Observe, na imagem abaixo, o resultado final da cirurgia de orquiectomia em equinos

Foto: Final da orquiectomia em equinos
Gostou do assunto? Saiba mais na(s) matéria(s) abaixo:
- Orquiectomia em carneiros: o que fazer após a exposição dos testículos?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.