
A enucleação é a remoção cirúrgica do globo ocular, da conjuntiva, da terceira pálpebra (nictante) e das margens palpebrais. "Essa é uma das cirurgias oftalmológicas mais comuns em animais de grande porte", explica Guilherme Costa Fausto, professor do Curso CPT Cirurgia de Grandes Animais.
A técnica é indicada para os seguintes casos:
- perda da visão (quando o globo ocular continua dolorido)
- infecções do globo ocular
- infecções da córnea
- neoplasias oculares
- traumas (quando não for possível fazer a reparação cirúrgica da lesão)
Além da enucleação, há outras técnicas para remoção cirúrgica do globo ocular. São elas:
- Evisceração: é a remoção do trato uveal, cristalino e humor vítreo, preservando a túnica fibrosa do globo ocular. Nessa técnica, remove-se apenas o conteúdo interno do globo ocular. É indicada para casos em que haja perda de visão e o globo ocular continua dolorido. Suas contraindicações são casos de neoplasias e endofitalmites sépticas.
- Exenteração: é a remoção de todos os tecidos da órbita. Esse procedimento é indicado para os casos de neoplasias invasivas do globo ocular e pálpebras, em casos de graves infecções. Dependendo da extensão da lesão, é necessário fazer também a remoção do periósteo da órbita.
Atenção
Em casos de lesão de córnea é importante associar técnicas para suporte da córnea, a fim de evitar complicações no pós-operatório.
Gostou do assunto? Saiba mais na(s) matéria(s) abaixo:
- Orquiectomia equina: ruptura do mesórquio e ligamento da cauda do epidídimo
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.