
A medicação pré-anestésica é fundamental para que a cirurgia ocorra de forma segura para o paciente e para o médico que está realizando o procedimento, no entanto, para que seja alcançado esse objetivo, é primordial que o médico veterinário tenha conhecimentos sobre dosagem, concentração, dose e reconstituição dos fármacos.
Então, porque é tão importante que o médico veterinário tenha conhecimentos sobre dosagem, concentração, dose e reconstituição? “Esses conhecimentos são fundamentais para o médico veterinário, pois se não soubermos como calcular a dosagem de um medicamento, não teremos condições de administrá-lo aos pacientes”, explica o professor Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Anestesiologia Veterinária.
Veja agora os conceitos necessários para calcular a dose dos medicamentos anestésicos que devem ser administrados aos pacientes:
• Dosagem: Dosagem é a frequência de administração e a duração do tratamento, a quantidade de medicamento capaz de provocar uma resposta terapêutica desejada no paciente, preferencialmente, sem efeitos colaterais no organismo.
• Concentração: A concentração é calculada pela razão entre a quantidade ou a massa de uma substância, e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvido. Todo medicamento produzido pela indústria farmacêutica deve apresentar, no rótulo, o valor referente à concentração do produto.
• Dose: Dose é a quantidade de algo (químico, físico ou biológico) que biologicamente poderá ter impacto em um organismo; quanto maior a quantidade, maior a dose.
• Reconstituição: A reconstituição consiste em retornar um medicamento em forma de pó (liofilizado) para sua forma original líquida. Para isso, são adicionados diluentes ao recipiente com o pó medicamentoso, seguindo as instruções do fabricante até que se obtenha o medicamento recomendado para uso.

Reconstituição de Cefazolina a 10%.
Para saber qual é a dosagem dos medicamentos por espécie de animal, o médico veterinário tem como fonte:
• Livros: são a principal fonte de informação sobre a dosagem dos medicamentos.
• Guias terapêuticos: manuais que agrupam diversas dosagens de medicamentos distintos.
• Artigos científicos: são fontes de informação sobre fármacos recém- chegados ao mercado.
• Bulas: muito cuidado! A grande maioria dos medicamentos utilizados na área de Anestesiologia em medicina veterinária foi desenvolvida para uso em seres humanos.
É importante que o cálculo da dosagem a ser administrada seja feito com muita atenção, a fim de que o procedimento seja realizado sem oferecer riscos extras ao paciente.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia as matérias a seguir:
-Medicação pré-anestésica em pequenos animais. Qual o objetivo do uso dessa medicação?
-Avaliação pré-anestésica em animais: você sabe qual a importância desse procedimento?
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Daniela Guimarães
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.