
A medicação pré-anestésica tem como objetivo, entre outros, sedar o animal para evitar que sinta dor durante o procedimento cirúrgico, eliminar a irritabilidade, a agressividade e qualquer outra reação indesejável decorrente dos anestésicos. Para isso, são utilizados fármacos com funções específicas e que devem ser administrados em dosagens calculadas corretamente.
Mas afinal, o que é medicação pré-anestésica? “Medicação Pré-anestésica (MPA) é o ato que antecede a anestesia, preparando animal para o sono artificial, dando-lhe devida sedação, suprimindo a irritabilidade, a agressividade e as reações indesejáveis causadas pelos anestésicos”, explica o professor Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Anestesiologia Veterinária.

Ilustração medicação pré-anestésica.
Quais são as finalidades da medicação pré-anestésica?
- Redução da dor e do desconforto: algumas classes farmacológicas possuem ação analgésica, contribuindo para a analgesia como um todo.
- Viabilidade de indução direta por anestésicos voláteis: o problema em se optar por esse tipo de analgesia é que o paciente passa pelo período excitatório com mais frequência, além do odor forte característico dos gases que incomoda os animais.
- Adjuvantes da anestesia local.
- Redução da excitação causada pela indução anestésica.
- Redução de pitialismo e sialorreia.
- Redução do bloqueio vagal causada pela indução anestésica.
- Redução do metabolismo basal.
- Potencialização com outras drogas anestésicas.

Ilustração aplicação de MPA.
IMPORTANTE: Ao usar medicação pré-anestésica, não é necessário escolher apenas uma classe farmacológica, podendo ser feitas associações.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia as matérias a seguir:
-Avaliação pré-anestésica em animais: você sabe qual a importância desse procedimento?
-Medicamentos anestésicos em Medicina Veterinária: Importância do cálculo de concentração e dose
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Daniela Guimarães
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.