
“Quando pensamos em qualidade seminal, o animal pode apresentar potencial maior ou menor de acordo com a finalidade de seu uso. O nível de exigência para um reprodutor, principalmente em relação à qualidade e à capacidade de produção de sêmen, poderá diferir, dependendo da finalidade para a qual o animal será utilizado”, assim diz a professora Bruna de Freitas do Curso CPT de Reprodução de Equinos.
A inseminação artificial
⇒ Vantagens da técnica
• Aumento da eficácia do uso do garanhão. Com apenas um ejaculado é possível inseminar várias éguas.
• Evita a transmissão de doenças venéreas doenças sexualmente transmissíveis.
• Permite predizer o potencial de fertilidade do garanhão durante a avaliação de sêmen.
• Reduz a probabilidade de contaminação bacteriana do garanhão já que as técnicas prescrevem o uso de diluidores comerciais de sêmen que contêm antibióticos.
⇒ Ovulação
Para saber o momento correto da ovulação da égua é necessário fazer o controle rigoroso do crescimento folicular e avaliar as características ovarianas uterinas e cervicais do animal.
⇒ Dose inseminante
Em relação à dose inseminante é necessário considerar o percentual de espermatozoides viáveis presentes no sêmen por meio da avaliação do ejaculado.
⇒ Tipos de sêmen
Sêmen fresco in natura, sêmen fresco in natura diluído, sêmen refrigerado diluído e sêmen congelado. É necessário considerar a diminuição da viabilidade do sêmen de acordo com seu processamento e conservação.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.