
Você faz Medicina Veterinária e precisa saber mais sobre a Glomerulonefropatias e aspectos gerais? Nós podemos ajudar! O conteúdo a seguir, explicado de forma simples e prática, ajudará você nesses primeiros passos. Lembre-se que essa é a melhor estratégia para uma ótima assimilação de conteúdo. Seguindo esse método de estudo, você certamente terá uma carreira de sucesso no futuro. Vamos lá?
Segundo Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do Curso CPT Patologia Clínica Veterinária, "as glomerulonefropatias são doenças glomerulares consideradas como principais causas de doença renal crônica em cães. Possui maior prevalência em animais de meia idade e idosos."
Você já ouviu falar de amiloidose, glomerulopatia familiar e glomeruloesclerose? Saiba que esses são alguns exemplos clássicos de glomerulonefropatia que podem acometer cães e gatos. Como médico veterinário, você ouvirá falar muito sobre esses diagnósticos e entre eles, ocupa posição de destaque a glomerulonefrite, que é a forma mais comum da doença, sendo, inclusive, inflamatória. A proteinúria é um aspecto típico das glomerulopatias.
Se é destaque, vamos falar mais sobre a Glomerulonefrite então:
A glomerulonefrite possui como etiologia a ação de imunocomplexos nos capilares glomerulares, de forma primária e secundária. Quando ocorre uma lesão glomerular, ela se torna irreversível e todo o néfron é perdido. Tem-se então uma fibrose e cicatrização de néfrons danificados.
É muito importante que o médico veterinário fique atento a isso, pois ao perder em torno de 66% a 75% dos néfrons, não ocorre mais a compensação da taxa de filtração glomerular, levando à insuficiência renal nos pacientes.
Agora, de uma maneira mais esquemática, algumas causas da glomerulonefrite em cães e gatos:



Os cães e os gatos, em sua maioria, são assintomáticos. Quando não, demonstram os seguintes sinais clínicos:
• Letargia.
• Hipercoagulabilidade.
• Síndrome defrótica, como retenção de líquido.
• Sinais de doença renal crônica.
• Perda de peso.
Durante o exame físico, você, médico veterinário, observar os sinais clínicos relacionados a doenças que comumente causam a glomerulonefrite, como a Leishmaniose visceral canina, em que pode ser observado lesões de pele, onicogrifose e alopecia periocular.

Foto: Cão com leishmaniose visceral canina.
Gostou do assunto? Leia mais:
- Vai coletar amostras de sangue animal? Conheça as vias de acesso!
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Patologia Clínica Veterinária? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.