
Você está iniciando seus estudos acadêmicos em Medicina Veterinária e precisa saber mais sobre a formação do sistema urinário de cães e gatos? Nós podemos ajudar! O conteúdo a seguir, explicado de forma simples e prática, ajudará você nesses primeiros passos. Lembre-se que essa é a melhor estratégia de assimilação de conteúdo para uma carreira de sucesso. Vamos lá?
Segundo Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do Curso CPT Patologia Clínica Veterinária, “O sistema urinário é complexo e formado por órgãos essenciais para a manutenção do organismo. Além da produção de urina, também é responsável pela manutenção da homeostase e produção de hormônios.”
Mas, afinal, que órgãos são esses? Como são e qual a sua importância? O sistema urinário é composto por:
• Rins: órgãos duplos, em formatos de “feijões. Tem como funções principais a produção de eritropoietina, a manutenção da pressão arterial, do equilíbrio hídrico-eletrolítico, ácido-base, e do pH.
• Ureteres: encontra-se em pares, possuindo a função de transportar a urina produzida no rim até a vesícula urinária.
• Vesícula urinária (bexiga): armazena a urina.
• Uretra: local por onde a urina é excretada, fazendo a comunicação com o meio externo.

Foto: Sistema urinário.
Mas não é só isso. O médico veterinário tem de saber que o sistema urinário de cães e gatos é dividido anatomicamente em trato urinário superior (rins e ureteres) e inferior (vesícula urinária e uretra). Também é importante esclarecer que a micção é o ato de eliminar/excretar a urina e suas alterações podem estar relacionadas tanto à vesícula urinária e uretra, quanto a distúrbios neurológicos. Por fim, saber que o rim possui as regiões cortical (mais externa), medular (mais interna) e de pelve renal (onde ocorre a coleta da urina produzida).
Gostou do assunto? Leia mais:
- Vai coletar amostras de sangue animal? Conheça as vias de acesso!
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Patologia Clínica Veterinária? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.