
A hemostasia é o resultado do equilíbrio dinâmico entre os componentes que constituem os sistemas de coagulação, anticoagulação e fibrinólise, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do Curso CPT Patologia Clínica Veterinária.
O termo “equilíbrio dinâmico” é importante, pois se refere a um tipo de processo fisiológico e ininterrupto que perdura por toda a vida dos animais. Caso ocorra o desequilíbrio entre os três componentes – coagulação, anticoagulação e fibrinólise - haverá problemas de coagulação ou de não coagulação do sangue. Tais problemas deverão ser identificados por meio de avaliação laboratorial de distúrbios hemostáticos.
Dinâmica da hemostasia
Para que o sangue se mantenha fluido dentro dos vasos sanguíneos, é necessário que o sistema hemostático funcione de forma constante e adequada. Desse modo, a parede do sistema vascular, as plaquetas e as proteínas responsáveis por coagulação e anticoagulação do sangue devem interagir em perfeito equilíbrio dinâmico no organismo.

Foto: A dinâmica da hemostasia Artigos CPT
Gostou do assunto? Leia mais:
- Vai coletar amostras de sangue animal? Conheça as vias de acesso!
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Patologia Clínica Veterinária? Assista ao vídeo!
.
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.