
Descorna, por definição, é a remoção cirúrgica do processo cornual em bovinos já adultos. A presença do processo cornual é característica marcante que diferencia bovinos de equinos. “Todas as vezes que se deseja remover o processo, é necessário fazer o bloqueio do ramo cornual que faz parte do nervo zigomático temporal”, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Anestesiologia Veterinária.
Mas, atenção, não existe o “nervo cornual”, o que é existe é um ramo do nervo zigomático que comumente recebe essa denominação. Contudo, a terminologia correta é ramo cornual do nervo zigomático temporal.
Existem duas técnicas de bloqueio para descorna cirúrgica, observe:
- 1a técnica de bloqueio: é feita com a entrada da agulha na borda lateral do osso frontal. O posicionamento de entrada da agulha deve ser em direção ao corno. Quantidade de anestésico: 10 a 20 mL.
Foto: 1a técnica de bloqueio para descorna: entrada na borda lateral do osso frontal Artigos CPT
O bloqueio com entrada pela borda lateral é muito aplicado em raças de bovinos que possuem o corno grande e voltado para baixo.

Foto: Local de entrada da agulha na borda lateral do osso frontal para bloqueio do ramo cornual
- 2a técnica de bloqueio para descorna: é feita através de aplicação de anestesia infiltrativa ao redor da base do corno.

Foto: 2a técnica de bloqueio: várias aplicações de anestesia infiltrativa ao redor do corno
A segunda técnica é mais trabalhosa que a primeira, pois o tecido de transição entre o corno e a pele constitui-se em um espaço delgado, o que dificulta a aplicação do anestésico. Além disso, pressão do anestésico é muito grande no momento em que adentra o espaço próximo ao corno e o líquido acaba por vazar e espirrar durante o procedimento. É comum apresentar riscos de atingir os olhos do médico veterinário.

Foto: Espaço delgado para aplicações de anestesia ao redor do corno Artigos CPT
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Nervo oftálmico canino. Como anestesiar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.