WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cirurgia de pequenos animais: remoção de glândulas salivares

Dentre os inúmeros procedimentos dos cirurgiões de pequenos animais, o médico veterinário tem de estar familiarizado com a técnica de remoção das glândulas salivares mandibular e submandibular

Cirurgia de pequenos animais: remoção de glândulas salivares   Artigos CPT

Dentre os inúmeros procedimentos dos cirurgiões de pequenos animais, o médico veterinário tem de estar familiarizado com a técnica de remoção das glândulas salivares mandibular e submandibular, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora do Curso CPT Cirurgia de Cães e Gatos. Mas, afinal, quais fatores levam à indicação dessa necessidade?

Mucocele ou sialocele


Os termos mucocele ou sialocele denominam uma enfermidade que consiste no acúmulo de saliva no tecido subcutâneo adjacente a uma glândula ou ducto salivar. A lesão glandular ou ductal pode ser causada por mordidas, lesão concussiva, entre outras, e causa o extravasamento da saliva para o tecido subcutâneo. Os sinais clínicos da lesão são ptialismo, disfagia, tumefação flutuante indolor.

- Diagnóstico
O diagnóstico da mucocele, geralmente, é realizado através do histórico, exame físico e aspiração de um líquido viscoso, podendo ser uma coloração sanguinolenta como na figura abaixo, ou até mesmo cor de ouro.

- Tratamento
Como tratamento, não é indicado a aspiração e a drenagem, pois isso não irá resolver a causa do problema, levando somente à diminuição do volume de líquido e a recidiva é comum nestes casos. Assim, podemos dizer que o tratamento definitivo é a ressecção ou exérese das glândulas salivares acometidas. E nesse caso, o médico veterinário retirará as duas glândulas, a mandibular e o ducto que está em contato com a glândula sublingual. Dependendo do tamanho da mucocele, não é possível afirmar clinicamente o lado da glândula salivar afetada; aconselha-se inspecionar o paciente em decúbito dorsal, na tentativa de que o aumento de volume tenda para o lado do comprometimento, mas nem sempre o médico veterinário consegue identificar o lado afetado.

No tratamento cirúrgico, indica-se a ressecção bilateral da glândula salivar, quando não for possível definir exatamente o lado afetado. Lembrando que não tem problema retirar as glândulas salivares dos dois lados porque existem glândulas salivares maiores e menores adicionais que vão continuar produzindo a saliva.

Técnica de Remoção de Glândulas Salivares: Mandibulares e Sublinguais


Para realizar a técnica de exérese de glândulas salivares, das glândulas mandibulares e sublingual, é preciso reconhecer os vasos principais: a veia jugular com seus ramos veia maxilar e veia linguofacial. A glândula salivar se localiza entre essas duas veias, logo, a incisão deve ser feita entre elas. É importante destacar que, ao realizar a abertura da cápsula, a glândula mandibular é a que surge primeiro e seu ducto se encontra junto com a glândula sublingual.

A primeira incisão é feita em pele; e a segunda é feita na musculatura. Caso haja dificuldade em localizar a glândula, pode ser feita palpação com os dedos.

Incisão em pele e exposição da glândula respectivamente Artigos CPT

Em seguida, é feita a dissecação da glândula em sentido rostral para liberação da cápsula e exposição da glândula mandibular.

(A) Glândula Mandibular; (B) Ducto; (C) Glândula sublingual Artigos CPT

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cirurgia de pequenos animais: enteroanastomose e enterotomia

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Flavia da Silva carmo

16 de dez. de 2021

Adorei e quero participar de todos os comentários sobre animais

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de dez. de 2021

Olá, Flavia! Tudo bem com você?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

Para saber mais informações sobre o nosso curso, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/cursos-medicina-veterinaria/curso-cirurgia-de-caes-e-gatos,  nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Karina Theodoro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!