WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação de ovinos: conheça os principais nutrientes para o rebanho

A alimentação é a base da criação comercial de ovinos. Dentre os fatores que potencializam a produção, ela é a mais onerosa e a que exige mais cuidados de manejo diários e por fases da vida do animal

Alimentação de ovinos: conheça os principais nutrientes para o rebanho   Artigos CPT

A alimentação é a base da criação comercial animal, especialmente de ovinos. “Dentre os fatores que potencializam a produção, ela é a mais onerosa e a que exige mais cuidados de manejo diários e por fases da vida do animal”, explica Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Ovinocultura - Produção e Principais Doenças.

Pirâmide dos fatores que influenciam a produção animal


Pirâmide dos fatores que influenciam a produção animal   Artigos CPT

Os ovinos são ruminantes que apreendem o alimento utilizando os lábios e a língua. São animais mais seletivos que os bovinos e menos seletivos que os caprinos. Nos compartimentos do pré-estômago, o alimento é inicialmente digerido e volta para a boca após passar pelo rúmen e retículo para sofrer uma nova mastigação.

O rúmen, o retículo e o omaso selecionam, em diferentes níveis, as partículas alimentares e fazem uma primeira digestão, amassando o alimento, quebrando moléculas de celulose, liberando substâncias para facilitar a remastigação e absorvendo alguns componentes. A digestão química fica a cargo do abomaso.

Estômago dos ruminantes Artigos CPT


Estômago dos ruminantes Artigos CPT

Quando nascem, os ovinos ainda não são animais ruminantes. Ao verem os adultos se alimentando, sobretudo as suas mães, os cordeiros, nos primeiros dias de vida, começam a ingerir sólidos e assim adquirem os microrganismos necessários para desenvolver seus pré-estômagos os quais ainda são rudimentares. Eles passam a ser considerados ruminantes a partir da oitava semana de vida, aproximadamente.

A figura abaixo exibe dados sobre os hábitos alimentares dos ovinos e outras características relacionadas à alimentação:


Dados sobre hábitos alimentares dos ovinos Artigos CPT

A base da pirâmide alimentar dos ovinos é a energia (carboidratos e lipídios), seguida por proteína, macrominerais, microminerais e vitaminas. A água, por sua vez, assim como para todos os animais, é muito importante, de modo que a perda de 10% de sua reserva hídrica corporal pode levá-los a óbito. Os ovinos demandam bastante água devido às atividades metabólicas e de termorregulação, necessitando de 1 a 6 L/dia dependendo dos fatores ambientais e da fase de vida.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Gostou do assunto? Aprenda mais na(s) matéria(s) abaixo:


Ovelhas prenhes: cuidados gerais

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!