WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abandonar animais desencadeia problemas de saúde. V ou F?

Verdadeiro, e o veterinário tem papel importante nas estratégias de saúde coletiva, com ênfase na posse responsável, castração, adoção de animais abandonados

O abandono animal é um problema à sociedade. Por quê? Simples: animais abandonados nas ruas podem sofrer acidentes, maus tratos, adquirir e até mesmo transmitir doenças às pessoas e outros animais.

O que fazer? Melhorar a gestão dos municípios. Em outras palavras, estratégias em saúde coletiva devem ser muito bem estabelecidas, considerando a posse responsável do animal, castração, adoção, custos sociais e econômicos, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal.

Para um trabalho efetivo, deverão fazer parte da equipe estrategista profissionais da área de saúde, inclusive médicos veterinários, devido a sua formação especializada.

Será necessário realizar:


- Ações iniciais: organizando primeiro as mais básicas e saneantes, interligando com a rede em saúde de ações mais complexas (tanto animal quanto humana).
- Ações de monitoramento e diagnóstico precoce
- Criar uma rede público-privada: profissionais variados (interprofissionalismo), comunidade de notificação de agravos e outros eventos sentinelas.


A problemática do abandono animal é uma questão complexa, impactando não apenas os animais, mas também a sociedade como um todo. Diante desse desafio, melhorar a gestão municipal surge como a melhor solução, envolvendo estratégias abrangentes em saúde coletiva, com ênfase na posse responsável, castração, adoção, e considerando os custos sociais e econômicos envolvidos. Nesse contexto, a atuação proativa de profissionais de saúde, especialmente os médicos veterinários, é indispensável.

Abandonar animais desencadeia problemas de saúde. V ou F?


A implementação de ações iniciais, o monitoramento e diagnóstico precoce, aliados à criação de uma rede público-privada e interprofissional, composta por diversos profissionais e a comunidade, é o caminho mais eficaz. Essas medidas não apenas promovem a integração entre saúde humana e animal, mas também fortalecem a prevenção de agravos e eventos futuros.


Nesse cenário, o papel do médico veterinário tem total destaque como o agente promotor de saúde nas comunidades. Seja atuando em colaboração com equipes de saúde ou como profissional independente, o médico veterinário desempenha uma função vital na implementação de ações educativas e de saúde, contribuindo para elevar a qualidade de vida e renda das populações.

Para os profissionais que almejam elevar seus conhecimentos e se destacar nesse campo, o Curso CPT Saúde Pública e Animal se apresenta como a escolha mais assertiva no mercado de capacitação profissional. Investir em conhecimento é, sem dúvida, a melhor oportunidade para alcançar sucesso profissional e desempenhar um papel significativo na resolução desses desafios sociais complexos.


O Curso CPT proporciona as ferramentas necessárias para que o médico veterinário possa enfrentar os desafios da saúde pública e animal de maneira eficaz, contribuindo para um futuro saudável e equilibrado para todos.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?