
Mesmo sendo tão pequenos, os microrganismos constituem a maior massa de célula viva do Planeta Terra. “O campo de estudos da microbiologia desenvolveu-se, enquanto ciência, no início de 1850 com o surgimento do microscópio e agentes químicos que nos permitiram observar os microrganismos invisíveis a olho nu”, explica Dr.ª Emilene Campos Galvão, professora do Curso CPT Microbiologia Geral.
Microbiologia é a ciência da vida microscópica (MICRO = pequeno; BIOS = vida; e LOGOS = ciência), aborda o estudo, identificação e caracterização morfológica e fisiológica do metabolismo de microrganismos. Esses podem viver individualmente ou associados a hospedeiros na natureza.
Os microrganismos conseguem se desenvolver como célula única, independente ou em conjunto formando estruturas multicelulares denominadas colônias. O campo de estudos da microbiologia pode ser dividido em:
• Ciência básica
Aborda o aspecto físico-químico fisiológico de um microrganismo. Essa área desenvolveu-se a partir de estudos sobre a morfologia celular. Dentre as características peculiares dos microrganismos podemos citar a rápida multiplicação e a possibilidade de cultivá-los em laboratório. Essas características nos auxiliam a compreender, por exemplo, a função de uma célula viva. Dessa forma, pode-se dizer que, atualmente, a microbiologia é a base das ciências biológicas.
• Ciência aplicada
Consiste na busca por soluções de problemas nas áreas de agricultura, medicina veterinária, medicina humana e em estudo sobre o meio ambiente. Dessa forma, busca-se uma aplicação efetiva dos micro-organismos a partir do conhecimento da microbiologia básica. Os grupos de microrganismos mais estudados são as algas microscópicas, os fungos (filamentosos e unicelulares), os vírus, os protozoários e as bactérias.
Outra característica da célula microbiana é a sua capacidade de absorver os nutrientes do ambiente e processá-los internamente, transformando suas propriedades por meio de reações químicas e consumo de energia. A célula microbiana também pode interagir com outros metabólicos e responder a sinais no ambiente em que vive.
O senso comum sempre relacionou o termo “microrganismos” a “vilões”, patógenos causadores de infeções e enfermidades. Mas não podemos considerar os microrganismos apenas como vilões, já que são essenciais em processos de transformação da matéria-prima a nosso favor. Por isso, é plausível dizer que a microbiologia é essencial e que faz parte de nosso dia a dia. Podemos observar a sua importância em alguns produtos que utilizamos em nosso cotidiano, entre eles: a produção de derivados do leite, principalmente queijos e iogurte, a produção de vinagre, bebidas alcoólicas, pães, produtos farmacêuticos e medicamentos.
A área de microbiologia é uma importante ferramenta para aprimorar a manipulação de alimentos minimizando o risco de ação de microrganismos decompositores nocivos à saúde e facilitando a conservação de alimentos.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Quais fatores afetam o crescimento microbiano, você sabe?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.