WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saúde bucal - cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito

Saúde bucal - cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito

 

Uma boa higiene oral é uma arma eficaz na prevenção de problemas dentários, como a cárie, a placa bacteriana, a gengivite e o mau hálito. Estes acometem a maioria dos brasileiros, embora existam programas governamentais feitos para conscientizá-los sobre a importância da saúde bucal. O indivíduo que apresenta hábitos de higiene bucal, desde cedo, certamente terá o hálito fresco, as gengivas saudáveis, em tom rosa pálido, e os dentes brancos, sem manchas, nem placa bacteriana ou cáries.

Por outro lado, se você apresentar dor ou sangramento nas gengivas, dor nos dentes, ou mau hálito, procure imediatamente um dentista para que este o oriente quanto às técnicas adequadas de higiene oral, como a escovação correta e o uso do fio dental. Da mesma forma, esse profissional da saúde bucal indicará qual o melhor tratamento dentário para sanar os seus problemas, evitando, com isso, danos ainda maiores.

Conheça alguns dos problemas dentários mais comuns:

Cáries


As cáries dentárias são os problemas mais comuns, que afetam a nossa saúde bucal. Caso não sejam devidamente tratadas podem destruir o dente por completo. As do tipo mais comum são as coronárias, ou seja, aquelas localizadas entre os dentes, principalmente pelo não uso do fio dental. Há também as cáries radiculares, que ocorrem nas raízes dos dentes, por estarem expostas. Estas geralmente ocorrem em pessoas com retração nas gengivas. Já as cáries reincidentes ocorrem em torno de restaurações ou coroas, principalmente pela má escovação, o que propicia o surgimento de placas bacterianas e, consequentemente, de cáries.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é a principal causa das cáries e da gengivite, devido ao acúmulo de restos alimentares pela má escovação e o não uso do fio dental. Ela se forma diariamente com o excesso de bactérias e açúcares, podendo também se transformar em tártaro.

Gengivite

Após o acúmulo da placa bacteriana e do surgimento do tártaro, as gengivas podem infeccionar causando assim a gengivite. Com isso, as gengivas ficam sensíveis à escovação e ao uso do fio dental e tendem a sangrar, o que pode gerar dor e desconforto. Podem ocorrer também retração gengival, o que gera a sensibilidade dentária, ou ainda, mau hálito.

Mau hálito

Mais de 40% dos brasileiros possuem mau hálito ou halitose. Este problema pode ser causado por inúmeros fatores, como doenças na gengiva,  má escovação ou não uso do fio dental, diminuição do fluxo salivar, doenças no fígado e nos rins ou ingestão de bebidas alcoólicas, cebola e alho.

Como evitar tais problemas?

Os métodos mais eficazes para evitar tais problemas dentários são uma boa escovação dos dentes e da língua (3 vezes ao dia, em torno de 2 minutos), além do uso diário do fio dental e do creme dental. Deve-se também visitar o dentista, pelo menos, de 6 em 6 meses, além de fazer uma dieta balanceada, com o mínimo de açúcares ou hidratos de carbono.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles os cursos Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário  - ACD ou ASB e Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre saúde bucal:

A importância do hábito da higiene bucal

Como cuidar da saúde bucal do bebê

Como escovar os dentes e passar o fio dental

Como os alimentos agem nos dentes

Qual escova de dentes escolher e quando devo trocá-la

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!