
Com os avanços na odontologia, os tratamentos odontológicos evoluíram surpreendentemente. Os mais comuns são o clareamento dentário, a clínica geral, a endodontia, o implante dentário, a ortodontia e a periodontia. Por meio deles, “o odontólogo garante a manutenção da boa saúde bucal e dentária, o que melhora a qualidade de vida e a autoestima do paciente”, explica Carolina Wolff Schwambach Gomide, professora do Curso CPT Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.
Clareamento
Todos buscam, na estética bucal, um sorriso saudável e branquinho. Como muitos alimentos e líquidos podem alterar a cor dos dentes, o clareamento dentário é o melhor tratamento para solucionar esse problema. O procedimento pode ser realizado em todos os dentes ou em apenas um. O mais importante é fazer com que todos eles fiquem branquinhos. A grande vantagem é que os resultados do clareamento permanecem por até três anos.
Clínica geral
A clínica geral engloba solução de problemas dentários mais comuns, como remoção de tártaro e limpeza dos dentes, bem como obturações e reconstruções dentárias, além de consultas preventivas, para evitar o surgimento de cáries e tártaro, por exemplo. Todos eles estão entre os tratamentos dentários mais procurados em consultórios odontológicos, pois mantêm a dentição saudável e livre de problemas mais sérios.
Endodontia
O tratamento de canal (ou endodontia) cuida de lesões e doenças na raiz e na polpa dos dentes. Muitas delas causam infecções, inflamações e necroses, que agravam ainda mais o quadro de saúde bucal do paciente. Além da dor, esses males bucais impedem a pessoa de levar uma vida normal. Por esses motivos, os nervos danificados são removidos e os tecidos bucais, recuperados. Sem falar que o tratamento evita a perda de um (ou mais dentes) do paciente.
Implante dentário
O implante é realizado no osso de sustentação dos dentes, onde é fixo um pino de titânio, a ser incorporado pelo tecido ósseo. Nesse pino, um dente postiço é implantado para substituir o dente original. Uma das maiores vantagens do implante dentário é a reposição dos dentes extraídos por diversas causas. Dessa forma, a autoestima da pessoa é recuperada, assim como a qualidade de mastigação.
Ortodontia
A ortodontia busca a estética dentária perfeita. Por meio dela, a posição ideal dos dentes é restabelecida. Em muitas pessoas, os dentes nascem de forma irregular, o que pode comprometer até mesmo a mastigação e o posicionamento dos ossos faciais. Sendo assim, são necessários aparelhos ortodônticos móveis ou fixos para reposição adequada dos dentes. O tratamento pode se estender a três anos (ou mais).
Periodontia
A periodontia foca em lesões e doenças da gengiva, bem como dos tecidos e das estruturas responsáveis pela fixação dos dentes na arcada dentária. As mais comuns são a gengivite (inflamação gengival) e a periodontite (infecção por avanço da gengivite). Como ambos os problemas são recorrentes em clínicas odontológicas, o odontólogo também orienta o paciente na prevenção desses males.
Conheça os Cursos CPT da Área Consultórios Odontológicos:
Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico
Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB
Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências
Fonte: Blog Qualydent Odontologia
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.