
Carolina Wolff, professora do Curso CPT Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico, destaca que dentre as diversas formas de atuação do cirurgião-dentista, a montagem do seu próprio consultório surge como possibilidade que pode oferecer diversas vantagens, como o fato de ser o dono do próprio negócio, a oportunidade de não ter limites de crescimento profissional e financeiro e a maior flexibilidade de horários para atendimentos aos pacientes.
Além disso, para conduzir seu consultório odontológico rumo ao sucesso, esse profissional também deve pensar como um administrador, pois de nada adiantará ser um excelente cirurgião-dentista se o seu empreendimento não consegue atrair clientes. Então leia e aplique essas dicas para a gestão de seu consultório:
Atendimento
Qualquer estabelecimento comercial que tenha a finalidade de atender clientes deve investir em um bom atendimento. Nesse caso específico, estabelecer uma boa relação entre paciente e dentista é possível a partir de um atendimento mais personalizado e, consequentemente, mais atrativo.
Agenda
Fazer confusão com sua agenda é um dos principais erros cometidos por quem está “começando” nesse tipo de atendimento. Hoje, há uma infinidade de aplicativos, softwares e programas que tornam esse trabalho muito mais simples, permitindo que pacientes sejam marcados, remarcados, desmarcados e substituídos sem qualquer problema.
Recepção
A pessoa que for contratada para trabalhar na recepção deve estar conectada com a rotina do seu consultório. Isso implica, também, na necessidade de a própria clínica favorecer o trabalho desse colaborador, otimizando o tempo e investindo em opções que garantam a efetividade do atendimento.
Marketing
Se você deseja atrair clientes, então é necessário que eles saibam da existência do seu consultório. Nesse contexto, o marketing é a arma mais poderosa para divulgar o seu trabalho e, se você utiliza o meio digital, suas chances de sucesso se tornam ainda maiores. Redes sociais, sites e outras formas de contato digital com seus clientes são efetivas e, muitas vezes, baratas.
Organização
Por pertencer à área da saúde, a organização do seu consultório deve ser impecável. Todos os equipamentos utilizados no atendimento precisam de ser corretamente higienizados e os materiais, descartados adequadamente. Além deles, os arquivos, fichas e registros também demandam organização.
Financeiro
O aspecto financeiro é considerado o coração de qualquer empreendimento, haja vista que a falta de controle dele é responsável pela falência até de pequenas empresas. Tudo o que entra e tudo o que sai precisa estar corretamente registrado para otimizar a administração do consultório. Felizmente, também há softwares capazes de fazer esse trabalho “pesado”, mas eles necessitam de alguém que possa alimentá-los com informações precisas.
Fidelização
Uma das melhores formas de estabelecer um bom número de clientes é a fidelização. Isso pode ser feito a partir da coleta de dados dessas pessoas – com a permissão delas, evidentemente, para que seja possível oferecer promoções, encaminhar conteúdos informativos e lembrá-los de suas consultas.
Autopromoção
Também a partir da coleta de informações dos clientes, outra estratégia eficiente que pode ser utilizada é a autopromoção do seu consultório. Isso possibilita ainda que o marketing, utilizado em qualquer canal, seja potencializado para que novos clientes sejam conquistados, além daqueles que já foram fidelizados.
Conheça os Cursos CPT da Área Consultórios Odontológicos:
Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico
Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário
Fonte: CEMOI – Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva – cemoi.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.