WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dentes claros e sorriso brilhante: saiba como consegui-los

Que este é um sonho de muita gente, isso já sabemos. A grande questão, no entanto, é: como conseguir um sorriso de novela? Veja como

Dentes brancos
 
Você também sonha com um sorriso perfeito? Então, seja bem-vinda ao clube! Somos milhões de brasileiras que compartilham desse mesmo desejo. Afinal, ter o mais belo sorriso, com dentes branquinhos e brilhantes, é tudo de bom, não é mesmo? Pois bem, que este é um sonho de muita gente, isso já sabemos. A grande questão, no entanto, é: como conseguir um “sorriso de novela”? Para esta pergunta, veja as respostas abaixo:


1- Limpeza

A limpeza dos dentes é recomendação dos dentista e deve ser feita, no mínimo, uma vez por ano. É indicada, principalmente, antes de qualquer tipo de tratamento, já que remove a placa bacteriana, o tártaro e permite que os produtos químicos usados no clareamento sejam aplicados diretamente no dente. Assim afirma Hugo Roberto Lewgoy, professor de odontologia da Uniban.

2- Clareamento

Indicações para o clareamento:

- Fator idade
De acordo com Cláudio Sendyk, professor de odontologia da Universidade de São Paulo, esta técnica é indicada a pessoas com mais de 30 anos. O motivo é que os dentes, a partir desta idade, sofrem naturalmente alteração da cor, ficando cada vez mais amarelados.

- Manchas no esmalte
Há casos de pessoas que adquirem manchas no esmalte dos dentes. São vários os fatores que contribuem para o seu aparecimento: consumo de alimentos com corantes artificiais, bebidas pigmentadas, como vinho tinto, café, chás pretos, refrigerantes ou, ainda, pessoas que têm o hábito de fumar.

Contraindicações para o clareamento

- Manchas congênitas
Pessoas que têm manchas congênitas, por conta de fator genético, ou que adquiriram a mancha na infância, por causa do excesso de contato com flúor ou por terem tomado o antibiótico tetraciclina, por exemplo, não conseguirão obter bons resultados com a técnica do clareamento.

2- Tipos de clareamento

Atualmente, é possível realizar o clareamento dos dentes de duas formas:

- Clareamento caseiro: o dentista providencia um molde feito sob medida, que se ajusta aos dentes do paciente, sendo, portanto, individual, e nele recomenda a aplicação de um gel. Por se tratar de um procedimento praticado fora do consultório odontológico, apesar de devidamente orientado pelo dentista, o gel é mais fraco e menos agressivo. Para que o tratamento dê certo, o produto deve agir por, no mínimo, 6 horas nos dentes. Normalmente é aplicado ao dormir. As pessoas que optarem por este tipo de tratamento não deve utilizar moldes pré-fabricados, devido ao fato de não se ajustarem completamente à boca, facilitando, assim, o vazamento do gel e possível queimação da gengiva.

- Clareamento profissional: a técnica é realizada no consultório odontológico, combinando-se produtos químicos e fontes luminosas, como laser, luz alógena e LED. Essas fontes luminosas facilitam o processo de clareamento, já que são responsáveis por ativar a reação química do peróxido de hidrogênio. Por ser um procedimento feito sob a supervisão do dentista, o peróxido utilizado para o clareamento dos dentes é mais forte e bem mais agressivo. Deve ser utilizado por, no máximo, uma hora.

3- Como acontece o clareamento dos dentes durante o tratamento?

Ao fixar o molde, devidamente preenchido com gel, nos dentes, acontece uma reação química na qual são liberados oxigênio e hidroxilina. Esses componentes, por sua vez, penetram nos dentes e quebram as moléculas dos pigmentos causadores das manchas, limpando-os.

4- Clareamento caseiro ou profissional, qual o melhor?

Em ambos os casos, havendo a indicação de um profissional da área, você terá bons resultados. No entanto, o clareamento realizado em consultório odontológico, que apresenta vantagens como a supervisão e o acompanhamento do dentista de sua confiança e a rapidez na obtenção dos resultados, aliado ao tratamento caseiro, é perfeito. Eles se complementam. Geralmente, indica-se a aplicação caseira do gel por uma semana para, depois, realizar o procedimento em consultório. Vale aqui ressaltar que o número de sessões necessárias para o clareamento desejado será estipulado pelo dentista.

5- Por quanto tempo terei de fazer o tratamento?

Essa pergunta só poderá ser respondida pelo seu dentista, já que é ele quem vem acompanhado os resultados obtidos desde o início do tratamento. Além disto, cada pessoa responderá ao tratamento de uma forma diferente.

6- Quanto vou conseguir de clareamento?

O tratamento, quando bem realizado, é capaz de deixar os dentes até quatro tons mais claros que o apresentado no início do clareamento.

7- Para manter meu sorriso brilhantes, o que devo fazer?

Para início de conversa, evitar bebidas pigmentadas, consumir poucos alimentos industrializados e, se conseguir, deixar de fumar. Outra medida importante é utilizar cremes dentais clareadores para manter os dentes brancos. Por fim, criar o hábito de bochechos e enxaguadores.

8- Por quanto tempo durará o tratamento?

O clareamento dental dura, em média, 2 anos, podendo ter o efeito “dentes brancos” prolongado por mais tempo. As dicas são:

- Fazer limpeza dos dentes de seis em seis meses;
- Realizar um boa escovação após as refeições e antes de dormir;
- Trocar a escova de dentes com frequência (a cada 6 a 8 semanas);
- Optar por escovas interdentais e macias, com 5 mil cerda; e, mais uma vez;
- Evitar excesso de alimentos com corantes e bebidas pigmentadas, além de deixar de fumar.

Conheça os Cursos CPT da área Consultório Odontológico.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Revista Donna.

 

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!