WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo!

Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo! O ideal é que se organize sempre o espaço de trabalho. Use avental, luvas e máscaras e organize todo o material em uma mesa de apoio

Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo!   Artigos Cursos CPT

 

Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo! O ideal é que se organize sempre o espaço de trabalho, com uma mesa para apoiar as misturas. “Ao trabalhar, você deve usar um avental e, de preferência, usar roupas mais velhas e práticas, para ter liberdade de movimento e ação; use também luvas e máscaras de proteção”, afirma Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Pintura Decorativa em Paredes.  Você vai precisar também de uma boa escada de tamanho médio.

Um bom pintor não deixa vestígios de sua passagem ao fim do dia, nem deixa marcas e arranhões no piso, nos móveis e nas vidraças; por isso, mantenha o ambiente organizado e limpo. Use lona para proteger o chão e os móveis.

O ideal é poder contar com um ajudante bem treinado que ajude a preparar o material, faça a limpeza dos equipamentos, ajude a preparar a parede e a lixar.

Texturas


O material usado para texturizar paredes, fazer stuccos e outros efeitos decorativos é simples e acessível, conhecido de todo pintor que lida sempre com estes produtos. Os principais itens da lista básica são:

- Massa Corrida
- Trincha
- Tinta Látex
- Pigmentos
- Verniz Acrílico
- Lixa
- Desempenadeira
- Espátula
- Fita Adesiva
- Estênceis com motivos variados (se for decorar)
- Estopa
- Rolinho de Pintura
- Bucha de Cozinha
- Espuma de Raspa

Detalhes Importantes Sobre o Material


- A massa corrida é um dos itens mais usados. É interessante observar que uma lata de massa de 18 litros dá para fazer uma parede texturizada de 20 m2 e uma parede de stucco de 10 m2.
- Uma boa coleção de estênceis facilita o trabalho de quem lida com pinturas especiais. Você pode adquiri-los em papelarias ou em casas de produtos para artesanato. Se quiser, pode também fazer os seus próprios estênceis com folhas de acetato: copie o motivo, usando carbono, transferindo-o para uma folha de acetato e recorte com estilete.
- Outro detalhe importante é que, neste trabalho, usamos muito pano para limpar e também para efeitos; o ideal é usar malha de algodão que podem ser pedaços de malha de roupas velhas.
- Para pintar motivos decorativos usando estênceis, usamos a tinta acrílica artística porque seca mais rápido que a tinta a óleo, facilitando bastante o trabalho. São pigmentos solúveis em água, o que propicia um efeito mais suave, mas podem também ser usadas sem diluição.
- Os pigmentos são muito usados na pintura especial; podem se apresentar em forma de pó ou líquido. Eles colorem todo tipo de tinta e de verniz, à base de água ou óleo, além de serem muito acessíveis. Devem ser adicionados aos poucos até que se encontre o tom desejado.
- Outros dois itens usados em algumas técnicas são a tinta metálica e o gel. As tintas metálicas são encontradas com base em solvente ou em guache. As tintas com base em solvente secam mais devagar, mas não precisam de fundo isolante. Tanto a tinta metálica quanto o gel podem ser encontrados para comprar; mas a maioria dos pintores preferem prepará-los artesanalmente.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Antes de pintar suas paredes, conheça a influência das cores!
- Paredes texturizadas: aprenda a fazer 4 lindos tipos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!