WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é preciso para trabalhar como ourives? Parte 1

Seja seu próprio chefe e lucre muito com na produção de joias. Descubra o caminho para o sucesso

O que é preciso para trabalhar como ourives? Parte 1

As ferramentas para a atividade do ourives podem ser classificadas em quatro tipos: as ferramentas "comerciais" que atendem várias atividades e são encontradas no mercado com facilidade; as específicas, para a atividade de prótese dentária que são utilizadas no ofício de joalheiro; as ferramentas que foram propriamente desenvolvidas para o ofício do ourives e as ferramentas que são desenvolvidas de acordo com a necessidade de inovação das joias, explica o Prof. Ailton Batista Lopes, do Curso Capacitação de Ourives: Técnicas e Montagem de Joias Tradicionais.


Alicates: são usados, a todo momento, na transformação dos metais em dobras, curvaturas, e tantas outras utilidades. Existem vários modelos e o uso de cada um vai depender do formato de seus bicos:


Alicate de chapa sem estria:
possui as faces retas e por não ter estrias não marca a peça. É usado em várias situações.


Alicate de ponta redonda: é usado, por exemplo, para fazer argolinhas com fio de metal, virar aros de anéis, caixas de pedras redondas, dentre outras. - Alicate de corte: possui as pontas cortantes e é usado para cortar soldas, lâminas de metal e fios.


Alicate de chapa com estrias: é muito usado para puxar fios na fieira. É muito pouco usado para outras funções, pois machuca a peça.


Aneleira: é um arco de metal com várias medidas de anéis. Serve para tirar a medida dos dedos.


Balança de precisão: é fundamental, pois trabalhamos com quantidades mínimas de material. Nela pesamos os metais na hora de fazer as ligas e soldas.


Bastão de medida de anéis: ara conferir e medir o número do aro do anel durante a execução.


Borato de sódio (bórax): para deslizar o metal "o uso de bórax no cadinho faz o papel de pneus carecas de um carro no asfalto, é como um fundente, faz o papel de uma cimentação, sem esse material o metal retém e não deixa deslizá-lo" (ourives).


Cadinho: o cadinho é um recipiente para fusão de metais e é feito com um material que suporta altas temperaturas, ou seja, ele é um refratário.


Chapa refratária: para apoiar a peça e isolar o calor, protegendo a banca durante os processos de soldagem e recozimento.


Compassos: usados para transferir medidas e riscar o metal.


Dado bola: é um dado de aço. Ele possui, nas suas superfícies, várias concavidades de medidas diferentes. Ele vem acompanhado do jogo de embutir. É utilizado, quando queremos dar uma forma arredondada a uma chapa de metal.


A capacitação profissional em ouvires torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso Capacitação de Ourives: Técnicas e Montagem de Joias Tradicionais é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para atingir o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Leia a Parte 2 Clicando Aqui!


Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área Como Fazer.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?