Carca de 10% do rebanho passa por processo de inseminação artificial, sendo que, em geral, o repasse dessas fêmeas ocorre com touros em regime de monta natural. Assim, a influência do animal reprodutor sobre os índices de produtividade é enorme.
Sâmara Turbay Pires, professora do Curso CPT Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos, destaca que a descoberta da radiologia revolucionou a medicina, pois, a partir dessa descoberta, surgiram outras possibilidades de exames por imagem que, associadas a outros exames, possibilitam o diagnóstico de certas patologias, auxiliando na definição de tratamentos mais específicos.
Válido por 30 dias, o exame andrológico envolve procedimentos, que avaliam as condições clínicas e o potencial reprodutivo do touro. Por meio dele, também avalia-se o reprodutor antes da estação de monta, bem como para a comercialização. Sem falar que o exame verifica falhas reprodutivas no rebanho, além de determinar a puberdade e diagnosticar problemas de fertilidade.
Na pecuária de corte, enquanto em regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. Já a industrialização do sêmen, de igual número de montas, pode produzir cerca de 30.000 doses de sêmen/ano. E o melhor! A multiplicação do material reprodutivo e a facilidade de seu transporte viabilizam o uso de touros geneticamente superiores, a baixo custo. Outra vantagem é que o uso de sêmen de touros superiores é uma forma de acelerar o melhoramento genético do rebanho e de aumentar sua eficiência reprodutiva.
Seja honesto; Não minta; Pague suas dívidas; Seja asseado; Vista-se bem; Estude; Seja gentil e educado com os seus semelhantes; Honre seus compromissos e o nome da sua família; Não engane; Todos esses valores, num passado não muito remoto, eram passados de pais para filhos. Eram exigências que cuidavam e garantiam a boa imagem de um grupo de pessoas ou famílias. O nome que se dá a isto é Marketing Pessoal. No entanto, naquela época, a denominação dada à estes valores era apenas ?Nome?. Havia grande preocupação em se zelar pelo ?nome? da família. Os pais diziam sempre que era preciso fazer o seu nome ou preservar o nome. Isto não era só questão de aparência, mas de brio, orgulho e honra. As pessoas tinham orgulho do seu trabalho, do nome da sua família, e tudo isto era conseguido à força de muita luta que envolvia desde a educação dos filhos até a aparência pessoal. Mantendo limpos sua imagem e seu nome, portas se abriam sem a menor dificuldade. Ainda hoje, ao contrário do que se pensa, esses mesmos valores continuam os mesmos, porém renovados pela modernidade. Eles nos são cobrados a todo momento. Estão implícitos na sociedade e se não seguirmos as regras impostas por ela, nossa imagem é maculada. Temos de ter, cada vez mais, a preocupação de mantê-la limpa e livre de qualquer fator desagradável para que possamos vender nossas ideias e a nossa imagem.Aquele que se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe, que assim, procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente. Segundo os especialistas, ?marketing é o planejamento e a execução de todos os aspectos e atividades, produto ou serviço, em função do consumidor, visando sempre, lucros contínuos e a longo prazo.? Esta é uma definição clássica; mas e quanto ao marketing pessoal? Marketing Pessoal retrata todas as características que fazem com que um indivíduo se apresente bem, de forma idônea, perante a comunidade na qual está inserido. Antigamente, os valores, isto é, o patrimônio, se concentravam nas terras; era rico quem tinha mais terra; mais tarde, era rico quem tinha mais imóveis; hoje, é mais rico quem tem mais conhecimento.
A maior parte dos touros alojados nas centrais de coleta de sêmen, passou por programas de seleção, e tem seus dados de produção devidamente registrados. Todos os anos, novos touros dão entrada nessas centrais, mantendo um constante avanço genético. “Assim, pode-se manter em seus estoques os grandes reprodutores, já consagrados pelo mercado, promovendo a renovação genética, essencial para o desenvolvimento da pecuária de corte”
Os artefatos de imagem são exibições de informações que não correspondem exatamente à verdadeira imagem da área examinada. Esses artefatos são frequentemente observados em exames ultrassonográficos.
O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente. E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.
Para entender a importância do diagnóstico por imagem, será utilizado, como exemplo, o seguinte caso clínico: Quando chega um animal na clínica veterinária para atendimento com queixa por parte do proprietário de sangue na urina (hematúria), o que pode levar o animal a esse quadro? Pode ser apenas uma cistite? Ou esse animal pode ter, por exemplo, um cálculo ou uma massa na bexiga? Se for um macho, esse animal pode ter alteração na próstata e essa alteração pode causar sangramento na urina?
No caso da escolha de um animal para a monta natural, o comprador, além do pedigree, leva também em consideração suas características morfológicas, verificando se o touro não é portador de nenhum defeito físico, evitando-se aqueles de temperamento bravio.