O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente. E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.
A vitrine e a fachada
A vitrine e a fachada são peças importantes para o sucesso do seu salão, pois elas são o primeiro elemento de comunicação que o cliente encontra. É possível colocar pôsteres grandes, televisão, displays e vídeos. Isso gera grande interesse para que os clientes experimentem seus produtos e serviços.
Área da recepção
A recepção é a entrada dos clientes, sendo também importante porque é a primeira impressão que o cliente tem do salão. Qualidade e estética são importantes. É aqui que o cliente vai observar a organização da sua empresa com um todo.
Sala de espera
O número de assentos na sala de espera depende do número de cabeleireiros e outros prestadores de serviço disponíveis no salão. Se você só trabalha com hora marcada, essa área pode ser pequena; sugerimos que seja clean e com imagens bem claras, de modo que você também possa vender produtos através dessas imagens. Esse local deve estar abastecido com artigos para leitura, com TV, materiais relacionados à moda. Deve ter assentos confortáveis e decoração condizente com o restante das instalações. A sala de espera também pode ser incrementada com produtos para venda direta aos clientes, de preferência, de uma linha exclusiva que não seja encontrada em qualquer estabelecimento comercial.
Área dos lavatórios
Esta é uma área estratégica em termos financeiros para o salão, pois é o primeiro serviço utilizado pela cliente. Aqui os móveis devem ser confortáveis, proporcionando um profundo relaxamento para o cliente. A iluminação pode ser bem suave para induzir ao relaxamento.
Instalações hidráulicas e encanamento
O escoamento de água do lavatório deve ser profundo, de modo que o fio de cabelo comprido não obstrua a passagem da água. A entrada de água deve ser abundante para facilitar a retirada de produtos como permanentes, neutralizantes, cremes de massagem, etc. Em caso de aquecedor solar, é necessário ter um misturador de água para se obter a temperatura ideal; o encanamento e as ligações da água quente devem ser de cobre. Se o lavatório for grande, pode adaptar um esguicho ou mais na saída de água, como medida de economia.
Área química
É ideal que o espaço para a área química e técnica seja separada e ao mesmo tempo não visível para quem entra no salão.
Instalações elétricas
Tenha várias tomadas sob o aparador. Com várias tomadas, você pode ligar o secador, a máquina de corte, o esterilizador e tomadas a mais para pranchas, celulares de clientes etc. As tomadas devem ficar a 30 cm do chão. O acabamento deve condizer com o restante da decoração.
Almoxarifado
A área de almoxarifado deve ser funcional com prateleiras e espaço para acomodação de caixas maiores ou produtos de maior volume. Armazene os produtos por categoria, por exemplo, colorações, xampus, cremes para os cabelos, cremes para o corpo e rosto etc. Isso facilita o acesso a produtos rapidamente. Coloque os mais antigos na frente, para que não expire a validade.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Salão de Beleza, entre eles o Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:
Salão de beleza - estratégicas para a montagem do layout e gerência do negócio
Salão de beleza - área de circulação de funcionários e clientes e iluminação
Salão de beleza - escolha corretamente as cores das paredes e pisos
Salão de beleza - efeitos especiais para espaços modificados
Salão de beleza - remodelagem do salão já montado
Remodele o seu salão de beleza tornando-o mais atrativo e aconchegante para os clientes
Por Silvana Teixeira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Benedita Mucaji
2 de dez. de 2014Boa tarde....por favor preciso da vossa ajuda, quero montar um salão de beleza e nem se quer consigo explicar nos pedreiros como será a estrutura, poderiam me enviar algumas imagem de salão de beleza fora e dentro. Por favor
Resposta do Portal Cursos CPT
2 de dez. de 2014Olá, Benedita!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Os seguintes artigos poderão ser de grande ajuda: Salão de beleza - remodelagem do salão já montado; Salão de beleza - a imagem interna e externa do seu salão atrai clientela; Salão de beleza - estratégias para a montagem do layout e gerência do negócio; Remodele o seu salão de beleza tornando-o mais atrativo e aconchegante para os clientes.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
RAIMUNDA GEISA
13 de out. de 2014Gostei muito dessa matéria, me ajudou muito nas minhas decisões. Obrigado.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de out. de 2014Olá, Raimunda!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Salão de Beleza.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
juliana de Oliveira silva de faria
13 de set. de 2014Gostei muito das dicas. Gostaria de receber mais dicas em meu e-mail de como lidar com pessoas que querem os serviços fiado
Resposta do Portal Cursos CPT
15 de set. de 2014Olá, Juliana!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos