WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Valor na aprendizagem

Você sabe o que é a aprendizagem significativa? E qual seu valor no processo de educação?

Valor na aprendizagem   Artigo CPT

Na educação existem formas de se ensinar, o que a aprendizagem, significativa cisa é relacionar o conhecimento para fazer sentido de se ser estudado, o que torna essa forma de aprendizagem bem mais vantajosa que uma simples aprendizagem mecânica, assim afirma Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa, no qual entendermos melhor como esse método contribui para educação.


Aprendizagem significativa e conhecimento significativo

Temos assumido implicitamente que aprendizagem significativa é melhor que aprendizagem mecânica. Um dos motivos é que aprendizagem significativa resulta em conhecimento significativo, ou seja, em conhecimento que faça sentido para a pessoa, o que não é o caso da aprendizagem mecânica, que, em sentido mais extremo significa memorização de informações desconexas, portanto, desprovidas de maior significado.

Outro motivo, no entanto, é que a aprendizagem significativa é mais eficiente, pois o conhecimento é retido por muito mais tempo. Para compreendermos por que é mais eficiente, vamos nos referir a um modelo de estrutura cognitiva que preconiza dois tipos de memória:
— a memória de longa duração (onde ficam armazenados todos os nossos conhecimentos e nossas vivências, desde a infância);
— e a memória de curta duração, que constitui o nosso processador de dados

Nesse modelo, a memória de curta duração comporta apenas sete informações, número este que varia em mais ou menos duas informações, ou seja, cinco a nove informações (o chamado número mágico de Müller).

Na resolução de um problema, por exemplo, informações são levadas da memória de longa duração para a de curta duração.
A mágica da aprendizagem significativa está, então, no fato de que, nesse modelo, uma “informação” pode ser colocada como um conceito isolado, mas também pode ser colocada como um aglomerado enorme de informações (ou seja, conhecimento significativo = conhecimento conectado!).

Caso o conhecimento do aluno seja do tipo “decoreba”, o número de informações (mais ou menos desconectadas — lado esquerdo do modelo) que chegam à memória de curta duração — o processador de dados — é frequentemente insuficiente para resolver um problema ou responder a uma questão mais complexa. É quando ocorre o famoso branco. É frequente ouvir dos estudantes: “eu sabia tudo, mas na hora…”

Por outro lado, caso o conhecimento seja significativo (conectado), então os conhecimentos levados à memória de curta duração chegam em pacotes ou “cachos” (lado direito do modelo) e o aprendiz terá um grande número de informações disponíveis para resolver o problema.

A importância do conhecimento prévio do estudante para a aprendizagem de matéria nova (o que professoremos estamos tentando ensinar) é de fundamental importância. É muito comum escutarmos de professores (após corrigirem desastrosas provas!): “Como isto é possível — expliquei isto tão claramente!?”.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?