WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistemas Hidropônicos - cultivo em cascalho ou argila expandida

Sistemas Hidropônicos - cultivo em cascalho ou argila expandida

 

O cultivo em cascalho ou argila expandida é um sistema fechado, de três fases. O cascalho e a argila expandida são materiais inertes; assim, a nutrição das plantas depende do fornecimento de solução nutritiva. O substrato serve, também, para dar apoio às plantas.

O cascalho, pela sua conformação irregular, permite a formação de poros de tamanhos variados, que resultam em melhor equilíbrio umidade/aeração. A argila expandida, por sua conformação regular, resulta em melhor aeração e menor retenção de umidade.

A argila expandida tem a vantagem de ser muito leve, porém, quebra-se com certa facilidade, podendo obstruir o sistema de drenagem. O cascalho proveniente de rocha calcária moída eleva o pH, induz deficiências de micronutrientes e retira fósforo da solução nutritiva (MARTINEZ, 2006).

O cascalho ou a argila expandida são meios de cultivo com pouca ou nenhuma atividade química, de modo que a nutrição das plantas depende totalmente do fornecimento de uma solução nutritiva adequadamente balanceada. Nesse caso, o substrato ancora as plantas, não havendo a necessidade de suportes especiais (MARTINEZ, 2006).

Os canais de cultivo são feitos na superfície do solo. Devem ter o fundo em “V” e serem recobertos com lona de vinil de cerca de 200 mm de espessura. As medidas dos canais são: 80 cm de largura por 30 a 35 m de comprimento e altura de 30 a 35 cm.

A solução nutritiva é fornecida por subirrigação ou gotejamento. Na subirrigação, da mesma forma do cultivo em NFT, o sistema é fechado e circulante, apresentando basicamente os mesmos componentes. É colocado um tubo de PVC, perfurado, na parte mais baixa do canal. A mesma tubulação captura a solução nutritiva, após a irrigação do substrato, pelo uso de temporizador e válvulas solenoides. Sobre a tubulação é colocado o substrato.

O canal de cultivo é cheio com a solução nutritiva, de forma lenta, em 20 ou 30 min, para perfeita exaustão dos gases gerados pelo metabolismo radicular. A solução nutritiva não deve atingir a superfície do substrato para não dar algas e não evaporar. A solução nutritiva permanece em contato com o substrato por cerca de 30 min, depois é drenada.

No inverno, são realizados de três a quatro ciclos de rega e, no verão, de cinco a oito ciclos, dependendo de vários fatores relacionados à planta e às condições ambientais. Essa frequência depende da granulometria e conformação das partículas, das exigências hídricas e nutricionais da espécie cultivada, da densidade de plantio, do estádio de crescimento, da estação do ano e até da hora do dia.

A concentração de nutrientes e o pH da solução nutritiva devem ser ajustados diariamente, por seis a oito semanas, depois deve ser feita a troca da solução.

Aprimore seus conhecimentos acessando os cursos da área Hidroponia, entre eles o curso  Hidroponia – Cultivo sem Solo, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Conheça os outros sistemas de cultivo hidropônico, acessando as matérias abaixo:

- Hidroponia - tipos de sistema de cultivo sem solo

- Cultivo em água

- Cultivo em areia

- Lã mineral

- Fluxo e refluxo

Por Silvana Teixeira

Sistemas Hidropônicos - cultivo em cascalho ou argila expandida

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Juliana Silva Carneiro

16 de ago de 2013

adorei incrível

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago de 2013

Olá, Juliana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

claudinei da silva

18 de jul de 2013

bom dia: comprei uma solucao de nutrientes para 1000 lts e ela é verde clara é normal ou comprei gato por lebre? obrigado. espero que possam me ajudar.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jul de 2013

Olá, Claudinei!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure um especialista para mais informações sobre a solução nutritiva adquirida.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!