WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta - como plantar Coentro (Coriandrum sativum)

O Coentro (Coriandrum sativum) é uma planta herbácea de flores brancas ou cor-de-rosa

Horta - como plantar Coentro (Coriandrum sativum)   Artigos Cursos CPT

 

O Coentro (Coriandrum sativum) é uma planta herbácea de flores brancas ou cor-de-rosa. Conhecido também como salsa chinesa, o Coentro tem as folhas parecidas com as da salsa, porém mais arredondadas e serrilhadas, de cor verde-escura. Seu sabor é bem diferente ao da Salsa, apresentando-se mais próximo ao do limão. Seu caule é fino, tem coloração verde e, em alguns casos, avermelhados.

O Coentro é uma das plantas aromáticas que podemos ter facilmente em um vaso dentro ou fora das nossas casas e apesar de ser uma planta de ciclo anual, com condições favoráveis, estufa ou dentro de casa, pode manter-se sempre fresca e verde durante todo o ano. Propaga-se por semente em local definitivo, mas também tolera mudas, a partir de determinado tamanho. A terra deve ser rica em matéria orgânica e o vaso colocado em locais que sempre bata bastante sol.

Suas folhas são usadas em inúmeros pratos à base de peixe, as sementes em conservas e o Coentro em pó para aromatizar massa de pães e carnes assadas. Tem função diurética, aromática, estimulante, tônica, refrescante e afrodisíaca.

O Coentro, adapta-se bem a todos os climas, mas prefere os climas temperados. Para o cultivo do Coentro as sementes devem ser depositadas no local definitivo, com um espaçamento de 30 cm entre cada fileira e 10 cm entre si. Deve-se fazer a limpeza do vaso manualmente, mantendo o local livre de plantas invasoras.

Como plantar Coentro


1. A primavera e o outono são as melhores épocas para plantar Coentro, uma vez que o calor do verão vai acelerar o processo e as suas plantas vão gerar semente muito rapidamente. O terra deve ser bem drenada e úmida para um melhor crescimento da planta.
2. Lave as sementes com sabão e enxague completamente. Deixe-as secar ao ar, até que já estejam secas na sua maioria. Deve-se plantá-las em pleno sol.
3. Plante as sementes em um espaço de 3 cm de distância e uma profundidade de 1,5 cm. O Coentro cresce em altura e necessita de espaço. Certifique-se de que não há risco de geada, quando for plantar o Coentro.
4. Colha as folhas de Coentro quando a planta estiver com seis centímetros de altura. Certifique-se de cortar as folhas que estão mais no talo central. Corte as folhas com moderação se você quiser colher as sementes de Coentro. Caso contrário, continue a cortar a flor da planta.
5. Aos 2 anos de idade, corte as hastes das flores mortas.
6. Mantenha o vaso em pleno sol (ou sombra, se você vive em um clima muito quente), de preferência onde bata sol pela manhã e tenha sombra à tarde. As sementes começam a brotar em 7 a 10 dias. Depois disso, você pode começar a colher as plantas semanalmente.
7. Colha o Coentro em pontos diferentes. Isto lhe dará um fornecimento contínuo de folhas.
8. Se seu Coentro começar a florescer, corte o botão da flor para prolongar o crescimento das folhas. Isso direciona a energia da planta de volta para as folhas em vez das flores e sementes. Se você permitir que os botões de flores brotem, eles vão ressemear e assim se terá outra colheita dentro de algumas semanas.
9. Adicione um pouco de bagaço ou composto ao leito do Coentro para fornecer nutrientes para o solo e uma camada de proteção extra para as raízes.
10. Em boas condições e com acompanhamento cuidadoso, o Coentro vai estar pronto para colheita depois de cerca de 8 semanas.


Como colher Coentro


1. As folhas de Coentro podem ser cortadas a qualquer momento durante seu período de crescimento, mas esperar até a planta ter cerca de 6 polegadas de altura lhe dará folhas melhores.
2. Corte as folhas exteriores primeiro, permitindo que as folhas pequenas e mais próximas do caule continuem a crescer e amadurecer. Fique de olho em seu Coentro, eles crescem rapidamente.
3. Você provavelmente vai colher folhas duas ou três vezes antes das plantas gerarem sementes. Quando elas começarem a gerar sementes, você pode coletá-las e usá-las como Coentro moído, ou guardá-las para secar e replantar.
4. As folhas de Coentro geralmente não são muito boas para secar e armazenar. As folhas secas perdem o sabor. Esta erva é quase sempre utilizada fresca.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Confira mais artigos relacionados ao tema:


Horta - condimentos e hortaliças livres de agrotóxicos em pequenos espaços

Horta - como plantar Alecrim

Horta - como plantar Camomila

Horta - como plantar Capuchinha

Horta - como plantar Cebolinha

Horta - como plantar Estragão

Horta - como plantar Hortelã

Horta - como plantar Manjericão

Horta - como plantar Orégano

Horta - como plantar Pimenta-Dedo-de-Moça

Horta - como plantar Salsinha

Horta - como plantar Sálvia

Por Silvana Teixeira

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marlene Dornelles Bruni

27 de ago. de 2021

Amo plantar temperos, em casa, na varanda do Apto. Não tenho conseguido ter o Alecrim. Vcs me ensinaram a cultivar?!!!Muito grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago. de 2021

Olá, Marlene! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita!

Luz, temperatura, ventilação, sol e calor, é disso que o alecrim gosta e precisa para viver. Portanto, coloque o vaso ou a jardineira em um local que receba pelo menos 3 horas de luz solar direta todos os dias.

Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Severino Santiago da Silva

23 de jul. de 2019

Muito importante esta técnica para o iniciante na produção de hortaliças

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2019

Olá Severino Santiago da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou das técnicas de plantio do coentro. Ao adotá-las, você terá uma excelente produção.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

marcel costa de lima

8 de nov. de 2015

Ola, gostaria de saber caso seja possível, sobre algum tipo de inseto ou animal que esta se alimentando da minha horta de coentro, a princípio achei que fossem formigas, mas ao verificar o espaço que é (cercado e sem animais) não achei nenhuma, nem outro vestígio do que está comendo as folhas do coentro e deixando somente os talos, os ataques são sempre a noite e de manhã esta toda comida. Me falaram que pode ser coruja, é possível?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de nov. de 2015

Olá, Marcel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante acompanhar, para verificar o que pode estar atacando sua plantação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!