WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualificação profissional do pizzaiolo é importante para o sucesso da pizzaria

O pizzaiolo confecciona as pizzas, conduz as etapas na área de produção e viabiliza o atendimento aos clientes, sendo o principal responsável pelo sucesso do empreendimento

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2519/m-pizzaria.jpg

Os clientes são o maior patrimônio de uma empresa e precisam ser bem tratados.

Atualmente, as pizzarias deixaram de ser apenas locais de pequeno porte em estrutura e simplicidade e se transformaram em importantes estabelecimentos. Há quem goste tanto da especialidade que se torna chef em pizza, transformando o que antes era uma massa de pão em receitas sofisticadas e saborosas, sem perder a característica tipicamente italiana.

Atendimento qualificado na pizzaria

Para ser um pizzaiolo bem qualificado e atender, de forma satisfatória, às exigências do mercado, não basta conhecer várias receitas e saber elaborá-las com eficiência. É preciso, também, possuir conhecimentos de relações humanas, de administração das etapas do trabalho e realizar seu serviço mantendo as melhores condições de higiene. Além disso, é importante saber preservar a qualidade da matéria-prima a ser utilizada.

Os clientes são o maior patrimônio de uma empresa e precisam ser bem tratados. Portanto, qualidade no atendimento é de suma importância. Essa, por sua vez, vai além da abordagem e do contato com os clientes; engloba o oferecimento de um ambiente que atenda às suas expectativas, oferecendo-lhes conforto, segurança, liberdade e, principalmente, alimentos saborosos e de boa qualidade.
 
Seja sempre agradável. Ofereça e dedique sua máxima atenção a um único atendimento, permanecendo o tempo necessário. Erros e atrasos nos pedidos não podem ocorrer; por isso, dinâmica e organização no funcionamento da pizzaria são uma ótima pedida.

Processo de fabricação

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2519/m-pizzaria-pizzaiolo.JPG

O pizzaiolo é o responsável pela elaboraçãodas pizzas, os processos de produção e o atendimento.

O pizzaiolo é o responsável pela confecção das pizzas, por conduzir as etapas na área de produção e por viabilizar o atendimento aos clientes de forma satisfatória. É também o principal responsável pelo sucesso do empreendimento. Sem dúvida, será a pessoa que deverá programar e administrar as atividades. Assim, essas passam a ser um processo de tomada de decisão, que, para ser eficiente, exige o maior conhecimento do processo de funcionamento da pizzaria. A administração das atividades é também uma questão de atitude, iniciativa e de autoconfiança.

Saber, por exemplo, quanto de massa poderá ser preparada na véspera e como ela deverá ser acondicionada até o momento de ser utilizada; quanto e como preparar os ingredientes; como administrar o estoque de matéria-prima de tal forma que não falte material para a produção. Além disso, deve-se certificar que os ingredientes não fiquem acondicionados por muito tempo; e que os fornecimentos não ocorram todos os dias. Todos os responsáveis pelas atividades de manipulação dos alimentos precisam conhecer, ainda, as normas e os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação.

Ingredientes da pizza

A produção de pizza pode ser considerada como sendo uma parte da panificação, uma vez que sua massa é feita, basicamente, com os mesmos ingredientes, e o processo de elaboração também é muito semelhante. Os principais ingredientes utilizados são a farinha de trigo; semolina; fermento; água; sal; vinagre; gordura, material para o molho e o recheio.

Massa

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2519/m-massa-de-pizza.jpg

A farinha de trigo é o principal ingrediente para a produção de massas de pizzas.

À moda do que acontece na panificação, a farinha de trigo é o principal ingrediente para a produção de massas para pizzas, uma vez que é ela a responsável pela forma e a consistência desejada para a massa.  A semolina é a farinha mais nobre do trigo com granus mais duros e cor amarelada. Ela tem como característica absorver menos água que a farinha de trigo convencional, além de favorecer a obtenção de maior volume de massa, deixando-a mais macia e crocante, características desejáveis para as massas de pizzas.

Molho e Recheio

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2519/m-marguerita.JPG

Uma das receitas mais pedidas e apreciadas é a marguerita.

O molho para as pizzas é feito basicamente de tomate, associado à mistura de alguns temperos, como sal e orégano. Por isso, procure sempre utilizar tomates maduros e sadios, para obter um molho com excelente coloração e sabor apreciável.

Os recheios podem ser os mais variados, de acordo com o gosto de cada um. Calabresa, frango com catupiry, portuguesa, quatro queijos, dentre outras. Uma das receitas mais pedidas e apreciadas é a marguerita. Para homenagear os reis italianos Umberto I e Margherita, nasceu a própria.  A história conta que as realezas estavam passando uma temporada na cidade de Nápoles e para que os reis ficassem satisfeitos, um pizzaiolo, que queria muito agradá-los, preparou a pizza cobrindo-a com mussarela, tomate, manjericão e azeitonas, e mandou entregá-la. Os ingredientes escolhidos eram de cores iguais às da bandeira italiana.

Por: Patrícia Tristão.

 

http://www.cpt.com.br/imagens/materias/cursos-cpt-treinamento-pizzaiolo.jpg

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!